Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4092
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização financeira e serviços bancários: investigação com os microempreendedores individuais de Cabo Verde-MG
Autor(es): RIBEIRO, Lígia Mara
Primeiro Orientador: MEDEIROS, André Luiz
Resumo: Este estudo explorou a relação entre a alfabetização financeira e o acesso a produtos e serviços financeiros entre clientes Microempreendedores Individuais (MEIs) de uma Instituição Financeira em Cabo Verde-MG, Brasil. A investigação possui uma natureza aplicada, seguindo uma abordagem descritiva e exploratória. O método utilizado foi a survey, e os dados foram coletados por meio de questionário estruturado via Google Forms. Através de uma amostra não probabilística, foram entrevistados 60 clientes MEIs desta instituição. Apenas 21,7% dos participantes foram considerados financeiramente alfabetizados. Houve uma associação significativa entre maior escolaridade e maior alfabetização financeira. Também foi identificada uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos de idade abaixo de 25 anos e o grupo entre 25 e 45 anos, indicando uma associação positiva entre idade e alfabetização financeira dentro da faixa etária considerada. Embora a alfabetização financeira não tenha mostrado associação estatística com a utilização de produtos financeiros, apresentou relação com práticas mais eficientes de gestão financeira, como a gestão separada de contas pessoais e empresariais, métodos e escolhas mais informadas de produtos financeiros e a forma como são realizados os registros financeiros, sejam eles eletrônicos ou manuais. A análise de cluster, através do algoritmo K-Means, identificou grupos homogêneos com base em características sociodemográficas, como sexo e idade, e a utilização de produtos e serviços financeiros, revelando seis clusters distintos entre os MEIs. Esses clusters variaram em idade média, sexo predominante, nível de alfabetização financeira e uso de crédito, revelando padrões de comportamento financeiro dentro da amostra. Um dos clusters era composto por indivíduos mais jovens, sem alfabetização financeira e dependentes de crédito. Outro cluster incluía indivíduos mais velhos, com o maior número de alfabetizados financeiramente e baixo uso de crédito. A regressão logística binomial avaliou várias variáveis em relação à alfabetização financeira, destacando a idade e a educação como fatores significativos associados à alfabetização financeira. A idade mostrou uma associação estatisticamente significativa, sugerindo que um aumento na idade está associado a uma maior probabilidade de ser alfabetizado financeiramente. Em geral, a pesquisa apontou que níveis mais altos de educação estão estatisticamente associados à alfabetização financeira. Em um cenário cada vez mais complexo e dinâmico, a educação financeira emerge como um dos pilares fundamentais para a capacitação e aprimoramento dos MEIs, permitindo adquirir habilidades essenciais para uma gestão financeira mais eficiente, refletindo no bem-estar financeiro dos empreendedores e na sustentabilidade dos negócios.
Abstract: This study explored the relationship between financial literacy and access to financial products and services among Individual Microentrepreneurs (MEIs) clients of a Financial Institution in Cabo Verde-MG, Brazil. The research is applied in nature, following a descriptive and exploratory approach. The method used was a survey, and the data were collected through a structured questionnaire via Google Forms. Through a non-probabilistic sample, 60 MEI clients of this institution were interviewed. Only 21.7% of the participants were considered financially literate. There was a significant association between higher education levels and greater financial literacy. A statistically significant difference was also identified between the age groups below 25 years and the group between 25 and 45 years, indicating a positive association between age and financial literacy within the considered age range. Although financial literacy did not show a statistical association with the use of financial products, it was related to more efficient financial management practices, such as the separate management of personal and business accounts, more informed methods and choices of financial products, and the way financial records are kept, whether electronic or manual. The cluster analysis, using the K-Means algorithm, identified homogeneous groups based on sociodemographic characteristics, such as gender and age, and the use of financial products and services, revealing six distinct clusters among the MEIs. These clusters varied in average age, predominant gender, level of financial literacy, and credit use, revealing financial behavior patterns within the sample. One of the clusters was composed of younger individuals, without financial literacy and dependent on credit. Another cluster included older individuals, with the highest number of financially literate individuals and low credit use. The binomial logistic regression evaluated several variables concerning financial literacy, highlighting age and education as significant factors associated with financial literacy. Age showed a statistically significant association, suggesting that an increase in age is associated with a higher probability of being financially literate. Overall, the research indicated that higher education levels are statistically associated with financial literacy. In an increasingly complex and dynamic scenario, financial education emerges as one of the fundamental pillars for the training and improvement of MEIs, allowing them to acquire essential skills for more efficient financial management, reflecting the financial well-being of entrepreneurs and the sustainability of their businesses.
Palavras-chave: Alfabetização financeira
Educação financeira
Microempreendedores individuais (MEIs)
Produtos e serviços financeiros
Sustentabilidade empresarial
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4092
Data do documento: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024088.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.