Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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Tipo: Tese
Título: Transporte, saúde e engajamento profissional: um estudo exploratório de viagens pendulares casa-trabalho
Autor(es): SANTOS, Júlia Barros dos
Primeiro Orientador: LIMA, Josiane Palma
Resumo: Para muitas pessoas, os deslocamentos entre casa e trabalho consistem em uma das atividades cotidianas mais desagradáveis, podendo gerar impactos na saúde, física e mental, e no desempenho de trabalhadores. Na literatura consultada, não foram verificados trabalhos que abordem de forma direta a relação entre variáveis de deslocamento, saúde (física e mental) e engajamento de trabalhadores. Esse último consiste em estado cognitivo positivo relacionado à atividade laboral. A maioria dos estudos relacionados ao tema, são voltados a aspectos organizacionais. Assim, o objetivo geral desta tese consistiu em explorar as relações entre variáveis relacionadas ao deslocamento entre casa e trabalho, variáveis individuais, relacionadas à saúde física e mental e ao engajamento no trabalho e suas dimensões, considerando uma amostra de trabalhadores brasileiros. Com este intuito, foi aplicado, de forma online, um questionário estruturado com uma amostra de 298 trabalhadores de diversas cidades brasileiras. A avaliação da saúde dos participantes foi avaliada por meio do questionário SF-12, gerando componentes de saúde física e mental. O engajamento no trabalho foi avaliado pela escala UWES-17, que permite obter pontuações para o engajamento total e suas dimensões. Com os dados desta escala, também foi aplicada a técnica de Análise de Componentes Principais Categórica (CATPCA), mais apropriada quando se tem dados de natureza qualitativa ordinal. Foram realizadas Análises bivariadas buscando responder algumas perguntas de pesquisa. As relações entre as variáveis foram exploradas por meio de modelos de regressão linear múltipla e logística multinomial, tendo como variáveis dependentes as pontuações de saúde física e mental, a classificação do engajamento e de suas dimensões, e o score do engajamento obtido pela aplicação da CATPCA. Para os modelos referente à saúde, não foram encontradas associações significativas com os parâmetros associados às variáveis de deslocamento, contrariando as hipóteses de pesquisa. Para o engajamento e suas dimensões, destaca-se as variáveis modo de transporte e o número de dias que a pessoa precisa se deslocar para ir ao trabalho. Ambas as variáveis apresentaram parâmetros significativos para a maioria dos modelos multivariados. Este trabalho apresentou contribuições científicas, por meio da ampliação do estado da arte e por abordar temas ainda pouco explorados na literatura, e contribuições práticas através de resultados que apontam caminhos para o estabelecimento de políticas e estratégias para o poder público e empresas e por meio de uma maior conscientização quanto aos impactos negativos dos deslocamentos na qualidade de vida das pessoas.
Abstract: To many people, commuting between home and work is one of the most unpleasant daily activities, potentially impacting physical and mental health, as well as worker performance. In the reviewed literature, no studies directly addressing the relationship between commuting variables, health (physical and mental), and worker engagement were found. The latter refers to a positive cognitive state related to work activity. Most studies on the subject focus on organizational aspects. Thus, the general objective of this thesis was to explore the relationships between variables related to commuting between home and work, individual variables related to physical and mental health, and work engagement and its dimensions, considering a sample of Brazilian workers. To this end, an online structured questionnaire was applied to a sample of 298 workers from various Brazilian cities. Participants' health was assessed using the SF-12 questionnaire, generating physical and mental health components. Work engagement was assessed using the UWES-17 scale, which provides scores for total engagement and its dimensions. With the data from this scale, the Categorical Principal Component Analysis (CATPCA) technique was also applied, which is more appropriate when dealing with ordinal qualitative data. Bivariate analyses were conducted to answer some research questions. Relationships between variables were explored through multiple linear and multinomial logistic regression models, with dependent variables being physical and mental health scores, engagement classification and its dimensions, and the engagement score obtained by applying CATPCA. For the health models, no significant associations were found with the parameters associated with commuting variables, contrary to the research hypotheses. For engagement and its dimensions, the variables mode of transportation and the number of days a person needs to commute to work stand out. Both variables showed significant parameters for most multivariate models. This work presented scientific contributions by expanding the state of the art and addressing topics still underexplored in the literature, as well as practical contributions through results that indicate paths for establishing policies and strategies for public authorities and companies, and by raising awareness about the negative impacts of commuting on people's quality of life.
Palavras-chave: Viagens pendulares
Deslocamentos diários
Transporte sustentável
Saúde física e metal
Engajamento no trabalho
Análise exploratória
Técnicas estatísticas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4109
Data do documento: 14-Jun-2024
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