UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/411
Tipo: Dissertação
Título: Análise do efeito da eliminação da Camada de Zinco na qualidade da Solda a Ponto em Chapas de Aços Galvanizados.
Autor(es): BALDIM, Adriano Cássio
Abstract: O processo de solda a ponto por resistência elétrica (RSW) possui uma grande variedade de aplicação no setor automotivo pela alta velocidade de execução e a não utilização de consumíveis. Dentre os aços utilizados estão os galvanizados (aços carbono com cobertura de uma fina camada de zinco). Muito embora, tenham resistência à corrosão, o revestimento de zinco é um fator complicador da solda. No entanto, visando garantir a qualidade final do ponto soldado e uma longa vida útil do eletrodo, este projeto tem por objetivo propor um modo alternativo de monitoramento da remoção da camada de zinco sobre a chapa de aço galvanizado, com base na leitura do deslocamento do eletrodo e avaliar, por meio de métodos estatísticos, a influência de uma pré-fase (denominado preaquecimento) na escolha dos níveis de parâmetros de soldagem. Para tanto, na primeira etapa procurou-se validar a quebra da camada de zinco pelo sinal do deslocamento do eletrodo. Na segunda etapa, os experimentos de simulação física foram realizados com o intuito de desenvolver um envelope de parâmetros para a fase de preaquecimento. Na, terceira etapa, foi feita uma análise da influência do preaquecimento e dos parâmetros de solda propriamente ditos culminando com a otimização destes parâmetros na resistência ao cisalhamento, deformação na força máxima de ruptura e indentação gerada, utilizando para isto o método de planejamento de experimentos (DOE). Os resultados mostraram que, o sinal de deslocamento do eletrodo é um eficiente método não destrutivo para a determinação de parâmetros adequados de preaquecimento e de indentação. Observou-se que a pré-fase influencia diretamente na resistência do ponto soldado, e possui uma relação inversamente proporcional a corrente e ao tempo de solda.
Citação: BALDIM, Adriano Cássio. Análise do efeito da eliminação da Camada de Zinco na qualidade da Solda a Ponto em Chapas de Aços Galvanizados. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/411
Data do documento: Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_baldim_2014.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.