Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/415
Tipo: Dissertação
Título: A qualidade institucional da Escola como instrumento para o Desenvolvimento: um estudo com três diretores de escolas públicas de Cambuí-MG.
Autor(es): SILVA, Cássio José de Oliveira
Abstract: O presente trabalho visa contribuir com o debate acerca da problemática que envolve a busca da qualidade do ensino público no sistema educacional brasileiro a partir de ações locais envolvendo a gestão escolar. O processo de democratização do acesso a escola pública no Brasil, iniciado com o Estado Novo em 1930, mas que se efetivou sobretudo após a década de 1970, esteve aliado à ausência de investimentos e continuidade nas políticas públicas e resultou num processo de “precarização institucional da escola”, que tem na gestão, um de seus pontos mais frágeis. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apreender as práticas organizacionais e estratégias de ação de três diretores escolares frente aos problemas cotidianos no contexto de três escolas públicas pertencentes à rede estadual na cidade de Cambuí-MG. A metodologia do trabalho é composta de um breve estudo exploratório que pôde fornecer um perfil quantitativo de cada instituição em termos de número de alunos, professores e funcionários. Após esta etapa, o trabalho realizou uma entrevista com um questionário não estruturado para apreender: a-) o perfil dos profissionais envolvidos na gestão escolar, b-) as percepções desses profissionais sobre o papel da escola, do diretor e da equipe de gestão; c-) as estratégias de ação dos diretores diante dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. A pesquisa mostrou que os processos sociais extraescolares presentes na realidade dos alunos e das famílias, podem incidir direta e indiretamente em problemas de aprendizado com alunos e sobretudo na gestão das escolas; as atuais práticas dos diretores percebidas no campo de pesquisa não dão conta de atenuar estes problemas. A ausência de processos internos de planejamento nas escolas pesquisadas contribui para que os diretores sejam guiados por ações imediatistas e reforça a figura do profissional responsável apenas por solucionar as situações de conflito e crise na escola. A conclusão do trabalho revela as diversas dificuldades que a gestão das escolas públicas, personificadas na figura do diretor escolar, têm para se adaptar à nova realidade colocada pela democratização do acesso à educação.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SILVA, Cássio José de Oliveira. A qualidade institucional da Escola como instrumento para o Desenvolvimento: um estudo com três diretores de escolas públicas de Cambuí-MG. 2014. 177 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/415
Data do documento: 23-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva7_2014.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.