Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorATHIÉ, Mateus-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationATHIÉ, Mateus. História da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculo. 2025. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4244-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento matemático para o ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCálculo diferencial e integralpt_BR
dc.titleHistória da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2025-08-27T12:18:33Z-
dc.date.accessioned2025-08-27T12:18:33Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668830932267573pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615760553062573pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Rodrigo Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722635758546284pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou identificar e analisar quais conhecimentos matemáticos são mobilizados por licenciandos ao cursarem uma disciplina de Cálculo, na qual foram abordadas questões históricas na introdução dos conceitos de Derivada e Integral. A pesquisa foi realizada com 14 licenciandos de uma turma de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de uma Universidade Federal localizada no Sul do estado de Minas Gerais. Nessa disciplina, foram elaboradas aulas introdutórias e duas atividades que abordavam elementos históricos sobre o desenvolvimento de conceitos do Cálculo. Os dados foram coletados com base nos registros produzidos nas duas atividades: gravações em áudio das discussões realizadas durante as atividades; observações anotadas em diário de campo e entrevistas realizadas após o término da disciplina. Os dados foram analisados por meio de triangulação e de uma categorização por semelhança, embasada no referencial proposto por Ball et al. (2008), denominado Conhecimento Matemático para o Ensino, conhecido pela sigla MKT, que busca apontar conhecimentos matemáticos que são próprios do professor de Matemática. Os resultados da investigação mostram que os participantes mobilizaram conhecimentos matemáticos referentes ao MKT, sendo que houve uma predominância na mobilização de conhecimentos “comuns”, ou seja, que não são relacionados à docência, como a realização de procedimentos matemáticos corretamente; ao passo de que conhecimentos “especializados”, do docente, tais como justificação e explicação de procedimentos, bem como conhecimento de outros algoritmos de resolução foram identificados com uma menor frequência. Foram, também, identificadas dificuldades dos participantes com relação a conteúdos da Educação Básica. Apesar das dificuldades, os resultados apontam que a presença da HM no curso contribuiu para o aprendizado de alguns participantes da pesquisa. Além disso, entende-se que a proposta permitiu a mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino dos licenciandos. Palavras-chave: História da Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino, Formação de Professores e Cálculo Diferencial e Integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
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