Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Antônio Décio de-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4257-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to analyze the content elements about scientific practice present in scientific dissemination texts produced by future Chemistry teachers in the context of a training practice in a teaching course. Scientific dissemination texts with characteristics of reports produced by the undergraduates about research conducted at the university itself were analyzed. The teacher training practice aimed to develop scientific communication skills and, mainly, scientific dissemination skills based on the writing of reports by the undergraduates. The texts were analyzed from the methodological perspective of Discursive Textual Analysis (DTA), based on Bruno Latour's framework regarding the scientific practice of the Sociology of Science. The results demonstrate that the training practice performed allows the undergraduates to express their conceptions about the work of the scientist and the characteristics of scientific research, with aspects such as the processes of literary inscription, the discourse of Science as a persuasive practice and Science as a social construction being highlighted in most of the texts produced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectFormação de professores de químicapt_BR
dc.subjectPrática científicapt_BR
dc.subjectBruno Latourpt_BR
dc.titleElementos da prática científica a partir das pesquisas realizadas na Unifei: uma análise de textos de divulgação científica produzidos por futuros professores de químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T19:09:00Z-
dc.date.accessioned2025-09-04T19:09:00Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1959881849375542pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, João Ricardo Neves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920pt_BR
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800602875373171pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa foi analisar os elementos de conteúdo sobre a prática científica presentes em textos de divulgação científica produzidos por futuros professores de Química no contexto de uma prática formativa em um curso de licenciatura. Foram analisados textos de divulgação científica com características de reportagens produzidas pelos licenciandos sobre pesquisas realizadas na própria universidade. A prática de formação de professores pretendeu desenvolver habilidades de comunicação científica e, principalmente, de divulgação científica a partir da escrita de reportagens pelos licenciandos. Os textos foram analisados sob a perspectiva metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD), tendo como base o referencial de Bruno Latour, a respeito da prática científica da Sociologia da Ciência. Os resultados demonstram que a prática formativa executada permite que os licenciandos manifestem suas concepções sobre o trabalho do cientista e das características da pesquisa científica, sendo destacados na maioria dos textos produzidos aspectos como os processos de inscrição literária, o discurso da Ciência como prática persuasiva e a Ciência como construção social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2025045.pdf18,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.