Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/438
Tipo: Dissertação
Título: Propagação Luminosa no Espaço-Tempo de Gödel.
Autor(es): FERNANDEZ, Rodrigo Lipparelli
Abstract: O modelo de Gödel é uma solução exata para as equações de campo da Relatividade Geral que descreve um fluido perfeito sem pressão em rotação num universo estacionário, onde esta solução possui a exótica propriedade de apresentar linhas do tipo-tempo fechadas. Utilizando de uma formulação não linear da Eletrodinâmica nos coeficientes de permissividade elétrica e permeabilidade magnética podemos descrever a propagação luminosa em um material onde, sobre a influência de um campo eletromagnético externo aplicado, alterará de forma considerável a propagação deste pulso luminoso no material. Desta maneira, estas ondas eletromagnéticas propagarão neste material de acordo com as equações de geodésica nula na forma ĝμv kμkv = 0, onde ĝμv = gμv + fμv (Є, μ), é a métrica efetiva, sendo gμv a métrica de fundo e fμv (Є, μ) o termo que possui a influência na permissividade elétrica e permeabilidade magnética. A proposta deste trabalho é a verificação da possibilidade de tal material que apresente a propagação luminosa como aquela no espaço-tempo de Gödel.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Citação: FERNANDEZ, Rodrigo Lipparelli. Propagação Luminosa no Espaço-Tempo de Gödel. 2016. 26 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/438
Data do documento: 23-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_fernandez_2016.pdf960,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.