Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/439
Tipo: Dissertação
Título: Síntese de Monômeros Metacrílicos a base de 1,3,5-Triacriloilhexahidro-1,3,5-Triazina (TAT) para possíveis formulações de Resinas Dentárias.
Autor(es): GLÓRIA, Raphael Felca
Abstract: Neste trabalho foram sintetizados e caracterizados monômeros metacrílicos, bem como seus precursores, a base de 1,3,5-triacriloilhexahidro-1,3,5-triazina (TAT) que podem ser utilizados para possíveis formulações de resinas dentárias. Os produtos monoméricos "TATmMA" e "TAT-tMA" foram sintetizados a partir de seus precursores, o "TAT-3OH" e o "TAT-6OH", respectivamente. Os precursores foram sintetizados pelo método "thiol-ene" e os produtos monoméricos pelo método de abertura do anel epóxi, proveniente do glicidilmetacrilato (GMA), com o intuito de se obter monômeros hiper-ramificados. Todos eles foram caracterizados através de FTIR e RMN de ¹H. E os produtos monoméricos finais foram qualitativamente avaliados pela cromatografia em camada delgada (CCD) e tiveram a viscosidade intrínseca determinada. Estes produtos monoméricos foram, então, utilizados na preparação de resinas juntamente com o bisfenol-A-glicidilmetacrilato (bisGMA), canforoquinona (CQ), N,N-dimetilaminoetil metacrilato (DMAEMA), sílica silanizada e partículas de vidros, onde cinco composições distintas foram fotopolimerizadas e avaliadas. Ensaio de compressão, microdureza Vickers e grau de conversão (GC) foram os testes realizados para comparar com uma resina composta pelos monômeros mais utilizados comercialmente (bisGMA e TEGDMA). Os compósitos dentários que continham os produtos monoméricos sintetizados em sua composição, estejam eles juntamente com o bisGMA ou sejam únicos na carga orgânica do compósito, obtiveram a resistência à compressão variando de 110,7 a 121,5 MPa e 37,9 a 54,5 MPa, repectivamente; o módulo de elasticidade variando de 1,03 a 1,11 GPa e 0,29 a 0,55 GPa, respectivamente; a microdureza Vickers variando de 24,5 a 35 HV e 7,5 a 13,3 HV, respectivamente; e, o grau de conversão variando de 6,5 a 9 % e 0,7 a 1,5 %, respectivamente. Todos esses resultados foram inferiores ao compósito formulado contendo bisGMA e TEGDMA na carga inorgânica.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: GLÓRIA, Raphael Felca. Síntese de Monômeros Metacrílicos a base de 1,3,5-Triacriloilhexahidro-1,3,5-Triazina (TAT) para possíveis formulações de Resinas Dentárias. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/439
Data do documento: 19-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_2021021.pdf209,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.