Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/448
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de Laminados Fibra Metal pelo Processo de Moldagem por Transferência de Resina Assistido a Vácuo para uso aeronáutico.
Autor(es): SANTANA, Alex Alves Nunes de
Abstract: O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um material laminado fibra metal (LFM), um material híbrido, a partir da combinação de lâminas de alumínio com tecido de fibra de vidro a seco obtido pelo processo de Moldagem por Transferência de Resina Assistida a Vácuo (VARTM). O uso do VARTM para obtenção de LFM pode ser vantajoso, pois pode reduzir os custos de fabricação desses materiais. Atualmente assuntos relacionados aos materiais híbridos vêm sendo cada dia mais discutidos devido às boas características de propriedades mecânicas que o material possui. Como característica predominante deste material, destaca-se a alta resistência à fadiga, além de serem mais leves do que estruturas metálicas, assim, são ideais para o uso em estruturas primárias de aeronaves. Neste trabalho, as lâminas de alumínio utilizadas para a fabricação do LFM foram submetidas a tratamentos superficiais de anodização ácida crômica, por conversão química (Alodine) e pintura por primer. Testes para avaliação da rugosidade e de molhabilidade foram feitos para verificar tratamento de superfície ideal para garantir a melhor adesão possível entre o alumínio e o composto fibra de vidro/epóxi. Para avaliação das propriedades mecânicas do LFM obtido foram realizados ensaios de resistência à tração, cisalhamento interlaminar, flexão em três pontos e fadiga sob carregamento de tração. Os resultados das propriedades mecânicas referentes aos LFM’s com os diferentes tratamentos superficiais realizados são comparados entre si, bem como, com valores de propriedades de compósitos que utilizaram fibra de vidro pré-impregnada e curados em autoclave; como é o caso do GLARE. Entre os resultados dos LFM’s ensaiados destacam-se aqueles obtidos no lote tratado com jato de areia e posterior tratamento de anodização crômica não selada, que comparando com os valores de outros LFM’s que utilizam pré-impregnado e cura em autoclave, mostram-se bastante atrativos, com a vantagem de não ter o alto custo que o LFM que utiliza a fibra de vidro pré-impregnada possui, bem como não tem limitação de tamanho imposta pelo uso do autoclave.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: SANTANA, Alex Alves Nunes de. Desenvolvimento de Laminados Fibra Metal pelo Processo de Moldagem por Transferência de Resina Assistido a Vácuo para uso aeronáutico. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/448
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santana_2014.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.