Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/450
Tipo: Dissertação
Título: Remoção de Ibuprofeno por Fotocatálise Heterogênea e Avaliação Ecotoxicológica de possíveis subprodutos.
Autor(es): CANDIDO, João Paulo
Abstract: Na atualidade, os processos oxidativos avançados (POA) têm sido uma das mais promissoras técnicas para tratamento de substâncias, tais como, os poluentes orgânicos emergentes. Estas substâncias são amplamente utilizadas em diversos produtos comerciais e possuem capacidade de interferência na saúde de vários organismos, inclusive, ao homem. Os modelos convencionais para tratamento de efluentes não conseguem eficiência elevada na remoção destas drogas e estas podem manifestar efeitos diversos mesmo em concentrações reduzidas. Diante disso, a proposta do trabalho foi avaliar a eficiência do POA pela fotocatálise heterogênea utilizando dióxido de titânio e radiação ultravioleta (TiO₂/UV), na degradação do ibuprofeno (IBF). Em alguns casos a aplicação dessas técnicas não alcançaram a mineralização total, por isso, testou-se os possíveis subprodutos da degradação contra Raphidocelis subcaptata e Daphnia similis. Resultados indicam alta remoção do IBF após 60 minutos de irradiação (92%) usando 1000 mg L⁻¹ de TiO₂, sendo a ótima concentração estudada em escala de 20 a 1000 mg L⁻¹. Contudo, não houve mineralização total. Os testes de toxicidade mostram que os soluções irradiadas fornecem indícios de efeito agudo com 30% de imobilização para D. similis e máxima inibição de crescimento algal de 40% para R. subcaptata.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: CANDIDO, João Paulo. Remoção de Ibuprofeno por Fotocatálise Heterogênea e Avaliação Ecotoxicológica de possíveis subprodutos. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/450
Data do documento: 3-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_candido_2016.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.