Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHONORATO, Wagner de Almeida Moreira-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationHONORATO, Wagner de Almeida Moreira. Proposta de uma Plataforma Robótica para o Ensino de Cinemática. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/451-
dc.description.abstractO ensino de Física, praticado na maioria de nossas escolas, é normalmente descrito pelas pesquisas como sendo desinteressante, extremamente idealizado, sem contextualização, muito abstrato, em que os alunos assumem uma posição passiva diante do processo de aprendizagem. Muitos trabalhos de pesquisa têm destacado a importância da experimentação no Ensino de Física como um instrumento importante, não apenas para a aprendizagem de conceitos como também para desencadear motivação nos estudantes, além de discutir a natureza da Ciência e do fazer científico, dando maior protagonismo aos alunos no processo de construção do conhecimento e, também, contribuindo para o desenvolvimento de um cidadão consciente da realidade em que vive, sendo capaz de participar dela, tomando decisões socialmente responsáveis. Atualmente, a modernidade traz uma realidade cada vez mais modificada e transformada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, de tal forma que grande parte das interações que mantemos e muitas soluções para os problemas do cotidiano têm sido midiatizadas. Contudo, em sala de aula, o uso desses recursos não ocorre ou é pouco explorado. Não se trata de utilizar tais ferramentas apenas por conta de um modismo pedagógico ou como ferramenta apenas para dinamizar as estratégias pedagógicas, mas, fundamentalmente, de trazer para o cotidiano do ensino e do processo de aprendizagem uma realidade que está no dia a dia dos alunos. Permitir que o estudante apreenda a realidade em que vive é tarefa importante da educação, pois ao contrário estaremos relegando os estudantes a uma vivência alienada diante das inovações tecnológicas de nosso tempo. A robótica, por exemplo, é uma área da tecnologia que engloba a eletrônica, a mecânica e a computação, que vem sendo cada vez mais explorada em nossa sociedade: está presente em situações que envolvem desde explorações espaciais, até no funcionamento de um automóvel ou de uma máquina de lavar louças. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e aplicar uma plataforma robótica de baixo custo para o ensino de cinemática. Nossa intenção é possibilitar o desenvolvimento de atividades experimentais utilizando para isso os recursos mais modernos das Novas Tecnologias de informação e comunicação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProposta de uma Plataforma Robótica para o Ensino de Cinemática.pt_BR
dcterms.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages144 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Físicapt_BR
dc.keywords.portugueseRobótica educacionalpt_BR
dc.keywords.englishScience Educationpt_BR
dc.keywords.englishPhysical educationpt_BR
dc.keywords.englishEducational Roboticspt_BR
dc.orientador.principalMONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.date.available2016-05-05T17:18:33Z-
dc.date.accessioned2016-05-05T17:18:33Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_honorato_2016.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.