Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDES, Cynthia Vieira-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.citationMENDES, Cynthia Vieira. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466-
dc.description.abstractComo o objetivo principal deste trabalho foi efetuar um estudo o sobre o uso de TDIC no Ensino Técnico de Enfermagem na perspectiva da prática docente e do aprendizado do aluno, podemos considerar que o uso das tecnologias é importante, porém não é indispensável, pois compete ao professor mediar suas aulas conforme a necessidade de cada grupo. Tanto os alunos como a professora apoiaram o uso das TDIC alegando ser uma ferramenta de facilitação do aprendizado, mas que a falta de formação específica para o seu manuseio dificulta a uma utilização mais frequente. Neste estudo foram apontadas e descritas ocorrências percebidas em aulas mediadas e não mediadas pelo uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino técnico em enfermagem. A prática docente é avaliada após a observação das aulas, de um questionário respondido pelos alunos participantes e pela a entrevista realizada com a professora que disponibilizou suas aulas para que sua prática docente fosse explorada e posteriormente divulgada através da exposição deste trabalho. Sabemos que o professor desempenha suas funções promovendo conhecimentos e atentando para o processo de aprendizagem de seus alunos, porém frente às transformações que vem ocorrendo no mundo contemporâneo apontam que as novas tecnologias, a globalização, a transição de produtos e o próprio educador necessitam de novas propostas pedagógicas que reformulem o sistema educacional atual. O estudo apontou que o professor deve estar aberto a todos os tipos de práticas pedagógicas, explorando suas habilidades e utilizando sempre que possível os recursos tecnológicos e digitais para auxílio de suas aulas, visto que estes recursos não devem ser exclusivos, pois a imprevisibilidade pode estar presente e intervir na qualidade ou até mesmo execução de uma aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages127 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTDICpt_BR
dc.keywords.portuguesePrática Docentept_BR
dc.keywords.portugueseCursoTécnico em Enfermagempt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Profissionalpt_BR
dc.keywords.englishTeaching Practicept_BR
dc.keywords.englishTechnical Course in Nursingpt_BR
dc.keywords.englishProfessional Educationpt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-05-19T19:07:51Z-
dc.date.accessioned2016-05-19T19:07:51Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mendes_2016.pdf945,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.