Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MENDES, Cynthia Vieira | - |
dc.date.issued | 2016-03-08 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Cynthia Vieira. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466 | - |
dc.description.abstract | Como o objetivo principal deste trabalho foi efetuar um estudo o sobre o uso de TDIC no Ensino Técnico de Enfermagem na perspectiva da prática docente e do aprendizado do aluno, podemos considerar que o uso das tecnologias é importante, porém não é indispensável, pois compete ao professor mediar suas aulas conforme a necessidade de cada grupo. Tanto os alunos como a professora apoiaram o uso das TDIC alegando ser uma ferramenta de facilitação do aprendizado, mas que a falta de formação específica para o seu manuseio dificulta a uma utilização mais frequente. Neste estudo foram apontadas e descritas ocorrências percebidas em aulas mediadas e não mediadas pelo uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino técnico em enfermagem. A prática docente é avaliada após a observação das aulas, de um questionário respondido pelos alunos participantes e pela a entrevista realizada com a professora que disponibilizou suas aulas para que sua prática docente fosse explorada e posteriormente divulgada através da exposição deste trabalho. Sabemos que o professor desempenha suas funções promovendo conhecimentos e atentando para o processo de aprendizagem de seus alunos, porém frente às transformações que vem ocorrendo no mundo contemporâneo apontam que as novas tecnologias, a globalização, a transição de produtos e o próprio educador necessitam de novas propostas pedagógicas que reformulem o sistema educacional atual. O estudo apontou que o professor deve estar aberto a todos os tipos de práticas pedagógicas, explorando suas habilidades e utilizando sempre que possível os recursos tecnológicos e digitais para auxílio de suas aulas, visto que estes recursos não devem ser exclusivos, pois a imprevisibilidade pode estar presente e intervir na qualidade ou até mesmo execução de uma aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 127 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | TDIC | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Prática Docente | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | CursoTécnico em Enfermagem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação Profissional | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching Practice | pt_BR |
dc.keywords.english | Technical Course in Nursing | pt_BR |
dc.keywords.english | Professional Education | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-05-19T19:07:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-19T19:07:51Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_mendes_2016.pdf | 945,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.