Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. |
Autor(es): | MENDES, Cynthia Vieira |
Abstract: | Como o objetivo principal deste trabalho foi efetuar um estudo o sobre o uso de TDIC no Ensino Técnico de Enfermagem na perspectiva da prática docente e do aprendizado do aluno, podemos considerar que o uso das tecnologias é importante, porém não é indispensável, pois compete ao professor mediar suas aulas conforme a necessidade de cada grupo. Tanto os alunos como a professora apoiaram o uso das TDIC alegando ser uma ferramenta de facilitação do aprendizado, mas que a falta de formação específica para o seu manuseio dificulta a uma utilização mais frequente. Neste estudo foram apontadas e descritas ocorrências percebidas em aulas mediadas e não mediadas pelo uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino técnico em enfermagem. A prática docente é avaliada após a observação das aulas, de um questionário respondido pelos alunos participantes e pela a entrevista realizada com a professora que disponibilizou suas aulas para que sua prática docente fosse explorada e posteriormente divulgada através da exposição deste trabalho. Sabemos que o professor desempenha suas funções promovendo conhecimentos e atentando para o processo de aprendizagem de seus alunos, porém frente às transformações que vem ocorrendo no mundo contemporâneo apontam que as novas tecnologias, a globalização, a transição de produtos e o próprio educador necessitam de novas propostas pedagógicas que reformulem o sistema educacional atual. O estudo apontou que o professor deve estar aberto a todos os tipos de práticas pedagógicas, explorando suas habilidades e utilizando sempre que possível os recursos tecnológicos e digitais para auxílio de suas aulas, visto que estes recursos não devem ser exclusivos, pois a imprevisibilidade pode estar presente e intervir na qualidade ou até mesmo execução de uma aula. |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Citação: | MENDES, Cynthia Vieira. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466 |
Data do documento: | 8-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_mendes_2016.pdf | 945,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.