Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/470
Tipo: Dissertação
Título: Projetos na perspectiva da Abordagem Temática: Desafios e potencialidades encontrados por professores de Física.
Autor(es): TAVARES, Swellen Sales
Abstract: Há um crescente interesse na área de educação científica pelo que se denomina na literatura por trabalhos na perspectiva da Abordagem Temática. Entende-se que trabalhar a partir de tal proposta pode vir a ser um caminho para um repensar da forma como os conteúdos programáticos escolares são abordados em sala de aula, utilizando de problemas e temáticas contemporâneas em processos de ensino-aprendizagem, idealizando uma formação cidadã. O ponto de partida para tal reconfiguração curricular é utilizar dos temas extraídos da realidade dos discentes para elaboração dos programas em sala de aula. Dessa forma, os conceitos científicos tornam-se “ferramentas culturais” para a compreensão do problema proposto, tornando o conhecimento essencial para responder a algumas necessidades humanas. Diante deste contexto, verifica-se que algumas universidades brasileiras vêm inserindo nos cursos de graduação em licenciatura de Física a perspectiva da organização do trabalho educativo a partir da Abordagem Temática, formando professores mais preparados para trabalhar com tais propostas em salas de aula. A partir desses apontamentos, esta pesquisa tem por interesse investigar quais os desafios e potencialidades com que os professores recém-formados em Física se deparam ao utilizar propostas centradas em temas no ensino regular, pesquisando também de que forma esses trabalhos estão presentes em suas ações. Para a consolidação da mesma, os sujeitos foram selecionados por meio de um questionário on-line, nos quais autodeclararam que já realizaram trabalhos no viés temático no ensino regular. A coleta dos dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada, que caracteriza as ações realizadas pelos docentes. Utilizamos procedimentos de Análise de Conteúdo para a análise sistemática das entrevistas e, a partir dos dados, foram formados seis diferentes agrupamentos, que culminaram em duas categorias: Ensino Significativo; Estrutura de Ensino. Sabemos que abordar propostas dessa natureza não é uma tarefa fácil, e diversos obstáculos podem interferir na sua elaboração e implementação. Esse trabalho aborda as dificuldades enfrentadas pelos professores recém-formados, assim como as potencialidades que a proposta fornece ao processo de ensino e aprendizagem. As análises indicam a formação inicial como sendo um fator decisivo para da implementação e execução da proposta.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: TAVARES, Swellen Sales. Projetos na perspectiva da Abordagem Temática: Desafios e potencialidades encontrados por professores de Física. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/470
Data do documento: 10-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_tavares_2016.pdf991,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.