Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/476
Tipo: Dissertação
Título: A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens.
Autor(es): PEREIRA, Elisângela Miranda
Abstract: A utilização da História da Matemática (HM) no processo de ensino e aprendizagem da Matemática tem sido apontada por diversos autores e também pelos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, nos propomos a analisar a presença da HM nas seis coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2015. Para atingirmos este objetivo, buscamos identificar os conteúdos matemáticos que são trabalhados utilizando a HM; identificar as menções à HM e mapeá-las com relação ao seu formato (exposição didática, estilo e posicionamento no texto); e analisar as funções didáticas desempenhadas pela HM nestes livros didáticos. Para a análise das funções didáticas, elaboramos quatro agrupamentos, a saber: “HM e estratégia didática”; “HM e a elucidação dos porquês”; “HM e a elucidação do para que?” e “HM e formação cultural geral”. No agrupamento denominado “HM e estratégia didática” a HM desempenha o papel de possibilitar ao aluno desenvolver algum raciocínio matemático. No agrupamento denominado “HM e a elucidação dos porquês” a HM desempenha o papel de apresentar como foram desenvolvidos, em que circunstâncias e por que foram elaborados certos conhecimentos matemáticos. No agrupamento denominado “HM e a elucidação do para que?” a HM desempenha o papel de apresentar ao aluno uma aplicação, ao longo do tempo, ou em um período específico, de conhecimentos matemáticos. Já no agrupamento denominado “HM e formação cultural geral” a HM desempenha o papel de propiciar uma formação de cunho mais geral. Neste agrupamento estão reunidas as menções que tratam, em sua maioria, de informações sobre personagens ligados à Matemática. A partir da nossa análise, identificamos que pouco mais da metade das menções à HM identificadas nos livros didáticos analisados estão desempenhando a função “HM e formação cultural geral”, que a nosso ver, é a função menos interessante do ponto de vista da compreensão de conteúdos ou conceitos matemáticos. Já a função “HM e estratégia didática” foi identificada em uma pequena parcela de menções. Esta função deveria ser mais explorada, visto que desempenha o papel de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de algum raciocínio matemático, levando-o à compreensão do conteúdo ou conceito matemático. As outras duas funções, “HM e a elucidação dos porquês”; “HM e a elucidação do para que?”, juntas, representam um terço do total de menções. Estas duas menções também deveriam ser mais exploradas, visto que, de acordo com nossas análises, contribuem para uma mudança de percepção em relação à Matemática. Estas possibilitam a desmistificação da Matemática como uma ciência isolada e acabada, à medida que mostram a Matemática como ciência em desenvolvimento e, também, as motivações e aplicações, ao longo do tempo, de conceitos matemáticos.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: PEREIRA, Elisângela Miranda. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/476
Data do documento: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira_2016.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.