Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/487
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do perfil do consumidor que escolhe produtos de beleza através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) sob a ótica da Etnografia Digital.
Autor(es): FERREIRA, Juliana da Cunha
Abstract: Diante da expansão de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais como as mídias sociais, as empresas estão atentas ao desenvolvimento, aceitação e poder de penetração dessas tecnologias de comunicação. Tal desenvolvimento tem chamado a atenção e convidado empresas de todos os ramos comerciais, a estreitar laços e conhecer o perfil de uma parcela da população (internautas), que em constante expansão, é intimamente influenciada por opiniões e atraída pelo dinamismo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oferecem. Por meio delas, especificamente as mídias sociais, os internautas podem influenciar decisões de compra, no melhor estilo “boca-a-boca” virtual – com força e um alto nível de credibilidade. Eis aí o foco desta pesquisa: identificar o perfil dos internautas que utilizam as TICs, especialmente os Blogs, como ferramenta indispensável na aquisição de produtos, especificamente produtos de beleza, maquiagem e cosmética. Para tal, combinaram-se duas metodologias: o estudo de caso e a etnografia digital. Os dados e informações foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada e questionários estruturados, aplicados a blogueiros e seguidores de Blogs, respectivamente. Aliando os dados coletados aos métodos escolhidos, foi possível encontrar as razões que instigam os consumidores a dar credibilidade às opiniões emitidas na Web, compreendendo o exponencial interesse das empresas ao se relacionarem com os blogueiros e como as mídias sociais têm se tornado um importante meio para estreitar o relacionamento entre empresa/cliente, blogueiro/seguidor e seguidor/cliente. Por meio da etnografia digital foi possível adentrar de maneira distinta nesse universo revelando um consumidor jovem, instruído, crítico e disposto a expor suas práticas de consumo na Internet sem receio. Diante do detalhamento de tal perfil, constatou-se que a atual sociedade tem passado por transformações comportamentais, sociais, econômicas e políticas, sobretudo pela utilização das tecnologias de comunicação. O espaço virtual tem se tornado um cenário propício ao exercício democrático, já que diminui distâncias geográficas e informacionais, constituindo assim a multiterritorialidade contemporânea. Essa diversidade de territórios tem alterado toda a estrutura das relações inseridas no atual século, sejam elas virtuais, comerciais, pessoais, políticas ou culturais. Nesse sentido, vislumbra-se a importância dos territórios inseridos na Rede a fim de se compreender e vivenciar a pós-modernidade de maneira crítica e, a partir dela, desenvolver novas perspectivas acerca de todo o movimento social e contemporâneo gerado pela utilização das TICs na atual sociedade.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: FERREIRA, Juliana da Cunha. Avaliação do perfil do consumidor que escolhe produtos de beleza através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) sob a ótica da Etnografia Digital. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/487
Data do documento: 31-Out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ferreira_2014.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.