Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/503
Tipo: Dissertação
Título: Entre atos, Rastros e Marcas: Cartografias e Controvérsias sobre Design e Artesanato.
Autor(es): LIMA, Douglas dos Santos Lemos
Abstract: Esta pesquisa explora o tema da interdisciplinaridade na tentativa de tensionar algumas controvérsias posicionadas no interstício entre Design e Artesanato, duas áreas amplamente arraigadas tanto no imaginário coletivo, quanto nas práticas sociais e tecnológicas contemporâneas, dando ênfase para a influência de atores não humanos nos processos de produção e mediação técnica peculiares a cada uma. A proposta respaldase nos interesses e linhas temáticas desenvolvidos com a equipe de pesquisadores do Grupo de Ensino, Pesquisas e Extensão em Tecnologias e Ciência, inseridos dentro do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, da Universidade Federal de Itajubá. O objetivo principal da pesquisa foi co-criar, em conjunto com os membros da Casa do Artesão – Associação de Artesãos Marienses, em Maria da Fé/MG, uma Marca e um Estatuto de Organização Interna que lhes funcionassem como Tecnologias Sociais, no sentido de empoderá-los para inserção no mercado de artesanatos vigente na região Sul do Estado de Minas Gerais. Para tanto, a metodologia foi dividida em duas abordagens distintas e complementares: uma etnografia participante, que culminou na criação de Oficinas de Co-criação para elaboração de Tecnologias Sociais; e as Cartografias de Controvérsias, que culminou no desenvolvimento de um modelo experimental de cartografia social, uma ferramenta de narrativas textuais e visuais que chamamos de Oligopticon-Maps. Ao final, apresentamos um Atlas reunindo três tomos de mapas, que discutem alguns aspectos dos Circuitos Sociotécnicos de Afetação que constituem as relações sociais presentes no contexto da Casa do Artesão.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: LIMA, Douglas dos Santos Lemos. Entre atos, Rastros e Marcas: Cartografias e Controvérsias sobre Design e Artesanato. 2016. 249 f. Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/503
Data do documento: 20-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lima1_2016.pdf199,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.