UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/504
Tipo: Dissertação
Título: A Rastreabilidade no Contexto da Gestão da Qualidade.
Autor(es): PINTO, Camila Pereira
Abstract: Para gerir qualquer tipo de mudança na organização, incluindo implantação de novos sistemas ou atualização de sistemas atuais, as empresas devem possuir um sistema de gestão fortemente embasado que garanta a qualidade da operação e de seus produtos. Um Sistema de Gestão da Qualidade, por exemplo, deve fornecer para a estrutura das organizações boas condições para gerir a qualidade de seus processos, de seus produtos, dos recursos necessários e para definir a responsabilidades dos envolvidos. Em meio à preocupação de ocorrências ilegais que envolvem a venda e o consumo de medicamentos no Brasil, o governo federal juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vem ao longo dos anos esboçando leis que inibam tais ações, a fim de assegurar a saúde e bem-estar dos consumidores e pacientes. A preocupação com a qualidade de produtos farmacêuticos, com os riscos ao paciente e com o prejuízo econômico decorrido por desvios de produção, roubos de cargas e notificações de recolhimento evidenciam a importância da implementação de um mecanismo que realize a rastreabilidade de medicamentos no Brasil. Este movimento tomou força em 2009 com a aprovação da Lei 11.903 e mais recentemente regulamentada pela RDC 54/2013. Esta pesquisa acompanha, por meio de pesquisa-ação, a implantação de um sistema de serialização e rastreabilidade para medicamentos em uma empresa multinacional. Orientada pela legislação, esta implantação além de garantir o cumprimento regulatório, vem sendo trabalhada pela empresa também com o propósito de facilitar o controle e o histórico de seus produtos, gerando, consequentemente, melhorias para seu processo de distribuição, armazenagem e controle da localização do produto ao longo da cadeia de abastecimento. Para os consumidores e pacientes, o cumprimento desta norma reflete em mais segurança e confiabilidade quanto à certeza de que os medicamentos adquiridos são legais e de qualidade.
Citação: PINTO, Camila Pereira. A Rastreabilidade no Contexto da Gestão da Qualidade. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/504
Data do documento: Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pinto1_2016.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.