Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/509
Tipo: Dissertação
Título: Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação de Engenheiros Agrônomos: uma análise da iniciação científica.
Autor(es): PAIVA, Cássia Mara Ribeiro de
Abstract: A formação de engenheiros ganha relevância nas perspectivas dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), porque a atuação desses profissionais está ligada à ideia de progresso, pois, é importante que sua formação colabore para uma compreensão social da ciência e tecnologia que considera os antecedentes e consequências sociais do avanço científico e tecnológico. Portanto, o objetivo desse trabalho é identificar a visão de ciência e tecnologia que se propaga no âmbito das atividades de iniciação científica de estudantes de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e suas relações com a sociedade. A região sul do estado de Minas Gerais, onde o IFSULDEMINAS está localizado, destaca-se no setor agrário. Assim, justifica-se o estudo sobre CTS na formação de engenheiros agrônomos para atender a demanda por profissionais com competências interdisciplinares a fim de buscar um desenvolvimento rural e regional não somente sob as perspectivas econômica, mas também sob as perspectivas social e cultural. Para o desenvolvimento deste estudo foram analisadas as atividades de pesquisa do Programa Institucional de Iniciação Científica, realizadas entre os anos de 2012 e 2014. A partir da análise documental dos projetos e relatórios dos bolsistas do curso de Engenharia Agronômica, identificaram-se as visões sobre as relações CTS contidas nas pesquisas. Os dados levantados permitiram a verificação dos temas abordados nas pesquisas do universo investigado a partir da identificação dos seus objetos e objetivos de estudo, os quais estão relacionados à cafeicultura, plantas daninhas, cereais, fruticultura, silvicultura, olericultura, zootecnia, irrigação e estatística experimental. A partir do critério de neutralidade da ciência e da tecnologia, foi possível realizar uma divisão das pesquisas em dois grupos: Grupo 1 - Foco na C&T com pesquisas estritamente técnicas e Grupo 2 - Foco na Sociedade com pesquisas com viés social. Após a divisão por grupo, foi possível a classificação da visão de CTS presente em cada pesquisa, a partir da abordagem das quatro visões CTS propostas por Feenberg – Determinismo, Instrumentalismo, Substantivismo e Teoria Crítica. Os resultados apresentaram equilíbrio entre os grupos, porem uma grande incidência da visão do Determinismo que concebe a C&T como neutra e autônoma, mas demonstram que a instituição tende a superar a visão tradicional de ciência e tecnologia.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: PAIVA, Cássia Mara Ribeiro de. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação de Engenheiros Agrônomos: uma análise da iniciação científica. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/509
Data do documento: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_paiva_2016.pdf987,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.