Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSASSA, Ricardo Alexandre-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.identifier.citationSASSA, Ricardo Alexandre. Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/511-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo estudar a eficiência energética de um veículo comercial, utilizando um sistema híbrido hidráulico em uma aplicação de coleta de lixo que tem como principal característica percorrer distâncias curtas, saindo do repouso e chegando a baixas velocidades em torno de 30 km/h e depois já começam a desacelerar o veículo retornando ao repouso. A utilização de um sistema híbrido hidráulico tem como principal objetivo recuperar energia dissipada durante a desaceleração do veículo e armazenar para utilizar quando necessário e com isso reduzir o consumo de combustível e consequentemente a redução de emissão de poluentes. Foi efetuada a modelagem da demanda energética em veículos, para estimar o efeito de um sistema híbrido. Os cálculos teóricos desse trabalho mostraram que um veículo hibrido hidráulico operando nessas condições pode alcançar reduções de consumo de combustível em torno de 22%, em relação a um veículo convencional. Testes em campo em um veículo real mostraram que a redução de consumo pode chegar a até 25%, indicando que a análise teórica está consistente com a aplicação real do sistema. Além disso, o sistema híbrido hidráulico melhorou o desempenho do veículo, aumentando a aceleração do veículo percorrendo maiores distâncias em menor tempo. Analisando a aplicação dessa tecnologia na frota de coleta de lixo de um grande centro urbano, no caso o Rio de Janeiro, a redução de consumo pode corresponder a uma economia anual de R$ 10 milhões de reais, além de uma redução de emissões anuais de poluentes em aproximadamente em 48 t de monóxido de carbono, 110 t de óxido de nitrogênio, 15 t de hidrocarbonetos e 2 t de material particulado, melhorando as condições do ar na cidade e a saúde da população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages94 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseVeículo híbrido hidráulicopt_BR
dc.keywords.portugueseEficiência energéticapt_BR
dc.keywords.portugueseRedução de consumo de combustívelpt_BR
dc.keywords.englishHydraulic hybrid vehiclept_BR
dc.keywords.englishEnergy efficiencypt_BR
dc.keywords.englishFuel consumption reductionpt_BR
dc.orientador.principalNOGUEIRA, Luiz Augusto Horta-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaEnergia, Sociedade e Meio Ambientept_BR
dc.date.available2016-08-17T17:18:53Z-
dc.date.accessioned2016-08-17T17:18:53Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sassa_2014.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.