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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SASSA, Ricardo Alexandre | - |
dc.date.issued | 2014-09-10 | - |
dc.identifier.citation | SASSA, Ricardo Alexandre. Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/511 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo estudar a eficiência energética de um veículo comercial, utilizando um sistema híbrido hidráulico em uma aplicação de coleta de lixo que tem como principal característica percorrer distâncias curtas, saindo do repouso e chegando a baixas velocidades em torno de 30 km/h e depois já começam a desacelerar o veículo retornando ao repouso. A utilização de um sistema híbrido hidráulico tem como principal objetivo recuperar energia dissipada durante a desaceleração do veículo e armazenar para utilizar quando necessário e com isso reduzir o consumo de combustível e consequentemente a redução de emissão de poluentes. Foi efetuada a modelagem da demanda energética em veículos, para estimar o efeito de um sistema híbrido. Os cálculos teóricos desse trabalho mostraram que um veículo hibrido hidráulico operando nessas condições pode alcançar reduções de consumo de combustível em torno de 22%, em relação a um veículo convencional. Testes em campo em um veículo real mostraram que a redução de consumo pode chegar a até 25%, indicando que a análise teórica está consistente com a aplicação real do sistema. Além disso, o sistema híbrido hidráulico melhorou o desempenho do veículo, aumentando a aceleração do veículo percorrendo maiores distâncias em menor tempo. Analisando a aplicação dessa tecnologia na frota de coleta de lixo de um grande centro urbano, no caso o Rio de Janeiro, a redução de consumo pode corresponder a uma economia anual de R$ 10 milhões de reais, além de uma redução de emissões anuais de poluentes em aproximadamente em 48 t de monóxido de carbono, 110 t de óxido de nitrogênio, 15 t de hidrocarbonetos e 2 t de material particulado, melhorando as condições do ar na cidade e a saúde da população. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 94 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Veículo híbrido hidráulico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Eficiência energética | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Redução de consumo de combustível | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydraulic hybrid vehicle | pt_BR |
dc.keywords.english | Energy efficiency | pt_BR |
dc.keywords.english | Fuel consumption reduction | pt_BR |
dc.orientador.principal | NOGUEIRA, Luiz Augusto Horta | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.pg.area | Energia, Sociedade e Meio Ambiente | pt_BR |
dc.date.available | 2016-08-17T17:18:53Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T17:18:53Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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