Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/522
Tipo: Dissertação
Título: Estudo teórico da Interação da Proteína ATP7A com a Cisplatina.
Autor(es): BORGES, Christina Telles
Abstract: Um quimioterápico muito utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer é o cis-diaminodicloroplatina (II), conhecido por cisplatina. Apesar do amplo espectro de atividades apresentado por esse fármaco, fazendo com que ele seja usado para tratar diversos tipos de tumores, a resistência limita drasticamente seu uso. Essa resistência está associada, entre outros fatores, à redução da acumulação intracelular da droga o que pode estar relacionada à interações com várias biomoléculas tioladas, como por exemplo a proteína ATP7A. A proteína ATP7A tem 40280 átomos e alguns domínios de ligação à metais, sendo responsável pelo controle de íons metálicos no organismo. Cálculos computacionais utilizando o programa Gaussian 09 e a metodologia híbrida QM/MM com o método ONIOM, foram feitos para a reação entre o sítio ativo do quinto domínio de ligação à metais da proteína ATP7A e a cisplatina, com o objetivo de analisar parâmetros termodinâmicos que possam ser um indicativo da possível participação da proteína ATP7A no mecanismo de resistência à cisplatina.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Citação: BORGES, Christina Telles. Estudo teórico da Interação da Proteína ATP7A com a Cisplatina. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Multicêntrico em Química de Minas Gerais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/522
Data do documento: 27-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_borges_2016.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.