Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/527
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da Soldabilidade de Materiais Dissimilares pelo processo RSW utilizando um Aço Eletrogalvanizado e o Aço 22MnB5.
Autor(es): RECLA, Thayla Aparecida Rigo
Abstract: O aço 22MnB5 é um aço boro, e foi desenvolvido com a proposta de atender às necessidades crescentes de redução de peso, de peças estruturais e de reforço utilizados na indústria automobilística. O elevado limite elástico, obtido após tratamento térmico, permite produzir componentes estruturais com geometrias complexas e isentos de retorno elástico após a estampagem. Neste estudo, experiências foram realizadas com o objetivo de avaliar a soldabilidade, pelo processo de soldagem RSW, de juntas entre o aço 22MnB5 e um aço eletrogalvanizado, um aço amplamente utilizado na indústria automobilística, com elevada resistência à corrosão aliada ao baixo custo. Para tanto, na primeira etapa procurou-se validar a quebra da camada do revestimento de zinco do aço eletrogalvanizado, e posterior estudo da influência da inclusão de zinco na resistência do ponto de solda. Além disso, foram feitas análises da influência dos parâmetros de soldagem na formação do ponto de solda e do seu comportamento mecânico, submetendo-os a ensaios de resistência ao cisalhamento, dureza, caracterização microestrutural e análise química. Os resultados mostraram que com o aumento da entrada de calor a um aumento do diâmetro do ponto de solda, que tem proporção direta com a resistência ao cisalhamento. Após o processo de soldagem, a microestrutura da solda é essencialmente constituída de martensita, no entanto regiões dúcteis foram observadas na zona termicamente afetada, com influência direta na microdureza.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: RECLA, Thayla Aparecida Rigo. Estudo da Soldabilidade de Materiais Dissimilares pelo processo RSW utilizando um Aço Eletrogalvanizado e o Aço 22MnB5. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/527
Data do documento: 7-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_recla_2016.pdf5,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.