Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/529
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e Sociedade: Educação Inclusiva na Educação Superior, entre a teoria e a prática na Universidade Federal de Itajubá.
Autor(es): TAVARES, Rosana Elizete
Abstract: Esta pesquisa aborda o tema do desenvolvimento social e humano, especificamente a partir da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior. Partiu-se da hipótese que há ampla discussão e proposições com vistas a garantir o ingresso e a permanência bem sucedida dos alunos com deficiência na educação superior, contudo há lacunas entre o prescrito e o realizado. Objetiva-se apreender a situação da inclusão escolar das pessoas com deficiência na Universidade Federal de Itajubá sob a perspectiva desses alunos. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio de entrevista semiestruturada com cinco dos sete alunos que declararam deficiência nos anos de 2013 e 2014. A análise dos dados embasou-se em Minayo (2000) e os resultados preliminares da pesquisa demonstram que há um descompasso entre as prescrições do Programa Incluir, implementado pelo MEC desde 2005 na educação superior, direcionado às pessoas com deficiência e a experiência dos alunos sobre sua inclusão na universidade. Na sistematização dos dados, constatou-se que os participantes relataram diversas dificuldades como a falta de acessibilidade ao conteúdo das aulas, estruturas físicas não acessíveis, indisponibilidade de alguns professores de proceder às adaptações necessárias na parte pedagógica, necessidade de reforma arquitetônica dos prédios antigos, falta de comunicação e morosidade nas adaptações, o que trouxe prejuízos ao aprendizado dos alunos e à efetivação de uma educação para todos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: TAVARES, Rosana Elizete. Desenvolvimento e Sociedade: Educação Inclusiva na Educação Superior, entre a teoria e a prática na Universidade Federal de Itajubá. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/529
Data do documento: 7-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_tavares1_2016.pdf562,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.