Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/531
Tipo: Dissertação
Título: Uma Análise sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iniciação Científica no curso de Engenharia de Produção da Unifei.
Autor(es): SANTOS, Nicole Cristiane Gica dos
Abstract: Ciência e tecnologia estão presentes no cotidiano das pessoas, mas o conhecimento gerado no processo de mudanças científicas e tecnológicas nem sempre considera os impactos sociais, culturais, políticos e econômicos como um todo. A construção de tal conhecimento mostra-se, muitas vezes, acrítica em relação ao contexto no qual a pesquisa é desenvolvida, seja ao desconsiderar os valores e opiniões do próprio pesquisador ou ao desconsiderar as pessoas que serão impactadas pelos resultados gerados na pesquisa. Uma abordagem que busca inserir esses fatores nos ambientes científicos e tecnológicos são as visões de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que ganharam maior abrangência nas últimas décadas e mostraram-se importantes para a discussão de desenvolvimento social a partir da produção e aplicação de conhecimentos técnicos. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo refletir acerca da visão de CTS contida nos relatórios de Iniciação Científica (IC) dos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Percebe-se que a IC é um dos grandes incentivos do governo brasileiro para fomento à pesquisa na qual o estudante de graduação consegue ter seus primeiros contatos com pesquisas científicas e tecnológicas, este é o motivo da sua escolha como base analítica deste trabalho. A delimitação do método de análise utilizado ocorreu por meio das quatro visões CTS – Instrumentalismo, Determinismo, Substantivismo e Teoria Crítica. A partir desses estudos aplicou-se a análise de conteúdo como ferramenta de leitura dos relatórios de IC a fim de levantar a visão de CTS contida na produção de conhecimento gerada por essas pesquisas. Os dados compilados demonstram que os relatórios intercalam as diferentes visões, mas que a grande maioria se apresenta como Determinista, ou seja, relatórios com conteúdos técnicos que desconsideram o ambiente externo e o contexto no qual a pesquisa foi desenvolvida. Alguns fatores foram levantados quanto as possíveis razões desse resultado a partir da análise do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção da Unifei.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SANTOS, Nicole Cristiane Gica dos. Uma Análise sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iniciação Científica no curso de Engenharia de Produção da Unifei. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/531
Data do documento: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santos4_2016.pdf999,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.