Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/538
Tipo: Dissertação
Título: Análise do processo de criação e estruturação do sistema municipal de cultura e a sua influência na economia criativa: um estudo de caso no município de Itajubá - MG.
Autor(es): BORGES, Caroline de Miranda
Abstract: A economia criativa vem se destacando como mola propulsora do empreendedorismo regional nas recentes discussões sobre o crescimento econômico mundial. A emergência do tema como atividade econômica de grande potencial de aplicação no campo de políticas públicas, a deixa em destaque nos planos de governo como uma estratégia de desenvolvimento local. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de criação e estruturação do Sistema Municipal de Cultura e a sua relevância no desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa do município de Itajubá - MG. A metodologia de pesquisa a ser empregada é qualitativa e o método será o estudo de caso amparado pela pesquisa documental e pesquisa-ação que auxiliarão nas adequações necessárias durante o processo. O resultado dessa pesquisa é a implantação do Sistema Municipal de Cultura de Itajubá - MG e será disponibilizado um protocolo que servirá de referência para outros municípios brasileiros que tenham o interesse em implantar seu Sistema Municipal de Cultura. As principais conclusões estão voltadas para o grau de dificuldade de aglutinação das diferentes áreas culturais presentes no município e seus representantes, em torno de uma proposta universal que possa trazer benefícios e atender aos anseios de toda comunidade. Das fragilidades encontradas destaca-se o desconhecimento sobre o tema abordado o que dificultou os acordos exigidos por lei e necessários para a estruturação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: BORGES, Caroline de Miranda. Análise do processo de criação e estruturação do sistema municipal de cultura e a sua influência na economia criativa: um estudo de caso no município de Itajubá - MG. 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/538
Data do documento: 23-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_borges1_2016.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.