Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/541
Tipo: Dissertação
Título: CronoSim - Uma Ferramenta Distribuída para Simulação de Eventos Discretos e Validação de Protocolos de Sincronização.
Autor(es): NUNES, Luiz Fernando
Abstract: Esta dissertação apresenta o projeto e implementação de uma ferramenta distribuída — CronoSim — para Simulação de Eventos Discretos. Ela fornece ao usuário um ambiente gráfico para auxiliá-lo durante a modelagem, execução e análise de resultados. CronoSim permite a simulação de forma distribuída, em que o modelo é dividido, e cada uma das partes é simulada paralelamente em processadores diferentes. Ela provê mecanismos para tratar, de maneira transparente ao usuário final, a sincronização da execução paralela de cada parte. Estes mecanismos foram baseados nos protocolos de sincronização Time Warp e Rollback Solidário, e utilizaram um padrão de comunicação por troca de mensagens. CronoSim também permite ao usuário analisar o desempenho de outros protocolos de sincronização. Desta forma, serve, também, como um ambiente de testes para pesquisadores na área de Simulação Distribuída, pois será disponível como um software de código aberto. Verificou-se que os resultados da simulação são gerados corretamente. Além disso, o desempenho de CronoSim foi avaliado experimentalmente e seus resultados são promissores.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: NUNES, Luiz Fernando. CronoSim - Uma Ferramenta Distribuída para Simulação de Eventos Discretos e Validação de Protocolos de Sincronização. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/541
Data do documento: 23-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_nunes1_2016.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.