Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/543
Tipo: Tese
Título: Proposta de Compensador baseado em regras para PSS aplicação da Técnica IMC em AVR.
Autor(es): SILVA, José Roberto Pinto da
Abstract: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um compensador baseado em regras denominado Compensador Aproximado para aplicações em estabilizadores de sistema de potência, assim como a realização de comparações de desempenho em relação a compensadores convencionais e compensadores que utilizam a Lógica Fuzzy. Também é proposta a aplicação da técnica Internal Model Control (IMC) em reguladores automáticos de tensão, cujo objetivo é simplificar os procedimentos de projeto e sintonia dos reguladores em questão. As técnicas usuais de projeto e de sintonia de reguladores automáticos de tensão são baseadas na Teoria de Sistemas de Controle, onde a utilização de procedimentos de tentativa e erro é frequente devido ao número de parâmetros para ajuste e a necessidade de ajustes finos em campo, pois os processos reais apresentam características não lineares e incertezas paramétricas nas modelagens correspondentes. Assim, a aplicação de determinadas técnicas que facilitem estes procedimentos é considerada nessa Tese, onde são mostrados os resultados de simulações computacionais de reguladores automáticos de tensão (RAT) convencionais e com a técnica IMC (RAT-IMC). É conhecida a necessidade da aplicação de sinais de controle adicionais às malhas reguladoras de tensão dos geradores, que são fornecidos por estabilizadores de sistemas de potência (ESP). Um sinal estabilizante pode ser sintetizado por compensadores lineares de avanço/atraso de fase, ou via controladores com características adaptativas que são apropriados para sistemas com comportamentos não lineares. Os estabilizadores com características adaptativas são descritos em trabalhos diversos, onde existem abordagens que utilizam técnicas de inteligência artificial, como os compensadores fuzzy. Neste trabalho é proposta a aplicação da teoria de Conjuntos Aproximados no projeto de um ESP. Referente a essa proposta, essa Tese mostra resultados de simulações computacionais considerando um ESP convencional, um Fuzzy e um Aproximado correspondente. Apresenta também testes experimentais que foram realizados em um protótipo de laboratório, novamente comparando o desempenho de cada um dos três ESP em questão.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: SILVA, José Roberto Pinto da. Proposta de Compensador baseado em regras para PSS aplicação da Técnica IMC em AVR. 2014. 145 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/543
Data do documento: 26-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_silva_2014.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.