Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/549
Tipo: Dissertação
Título: Estudo dos Efeitos Corona, Rádio Interferência e Níveis de Ruído e Intensidade de Campos Elétricos e Magnéticos Produzidos por Li-nhas Aéreas de Transmissão de Energia Elétrica.
Autor(es): SILVA NETO, João Alves da
Abstract: O presente trabalho faz um breve levantamento histórico dos efeitos eletromagnéti-cos oriundos de uma linha de transmissão de energia. Estes efeitos eletromagnéti-cos denominados de campo elétrico, campo magnético, gradiente de potencial na superfície do condutor, nível de ruído audível e rádio interferência tiveram suas res-pectivas equações matemáticas descritas. Diante das respectivas equações mate-máticas, é possível obter o perfil lateral de campo magnético, campo elétrico, ruído audível e rádio interferência através de rotinas programadas na plataforma MATLAB®. Todas estas rotinas são validadas. Estes parâmetros elétricos são anali-sados em conjunto com o procedimento de cálculo da faixa de segurança de uma LT. O cálculo da faixa de segurança é baseado na Norma NBR 5422. Os valores limites de campo elétrico e magnético são aferidos na Resolução Normativa N° 398, de 23 de março de 2010 da ANEEL. Os valores de ruído audível e rádio interferência são verificados no Submódulo 2.4, Requisitos Mínimos para Linhas de Transmissão Aérea da ONS. Por fim, um caso base de uma linha de transmissão ao nível de ten-são em 230 kV é analisada diante da sua faixa de segurança em conjunto com os níveis de campo elétrico, campo magnético, ruído audível e rádio interferência.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SILVA NETO, João Alves da. Estudo dos Efeitos Corona, Rádio Interferência e Níveis de Ruído e Intensidade de Campos Elétricos e Magnéticos Produzidos por Li-nhas Aéreas de Transmissão de Energia Elétrica. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/549
Data do documento: 26-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva_neto_2014.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.