Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/569
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da Estabilidade de Sistemas de Distribuição Considerando a Presença de Elevada Penetração de Geração Distribuída.
Autor(es): CHAGAS, Alisson Guedes
Abstract: A inserção de fontes de geração distribuída representa uma grande mudança para as distribuidoras, especialmente no que tange ao planejamento e à operação de suas redes. Entende-se como geração distribuída as unidades geradoras de energia elétrica conectadas nos sistemas de distribuição, podendo ser conectadas em alta, média ou baixa tensão. O foco deste trabalho se dá nos geradores conectados nos sistemas de distribuição em alta tensão, em 138 kV. Características dinâmicas, antes típicas de sistemas de transmissão, tomam uma importância cada vez maior nos eixos de distribuição de alta tensão (subtransmissão), principalmente considerando que o despacho deste bloco de geração é realizado de forma descentralizada, sem a coordenação dos centros de operação das distribuidoras. Este trabalho aborda a estabilidade em sistemas elétricos de potência, num cenário de elevada penetração de recursos distribuídos. É apresentada uma visão geral sobre as técnicas de análise de estabilidade eletromecânica e de tensão, identificando a abrangência e limitações de cada um dos fenômenos. Finalmente é desenvolvido um estudo da estabilidade de um sistema real disponibilizado pela Cemig, considerando a conexão de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) em sua rede de distribuição de Alta Tensão (AT). Testes de controladores e vários distúrbios são simulados com o objetivo de avaliar o comportamento dinâmico desta nova configuração do sistema elétrico sob o impacto da conexão. Dependendo da natureza e da duração do distúrbio, o comportamento eletromecânico das unidades geradoras pode conduzir o sistema para um novo ponto de operação estável, ou não ser suficiente para sustentar a estabilidade.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CHAGAS, Alisson Guedes. Avaliação da Estabilidade de Sistemas de Distribuição Considerando a Presença de Elevada Penetração de Geração Distribuída. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/569
Data do documento: 8-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_chagas_2016.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.