Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/571
Tipo: Dissertação
Título: Uso da Técnica do Planejamento Integrado de Recursos – PIR, para a Avaliação da Disponibilidade de Geração de Energia Elétrica no Litoral Norte Paulista.
Autor(es): BACHI JUNIOR, Dante
Abstract: Este trabalho tem por objetivo a avaliação das disponibilidades de geração de energia elétrica para a região do Litoral Norte Paulista, com base no conceito de sustentabilidade do Planejamento Integrado de Recursos Energéticos - PIR, que utiliza a Avaliação dos Custos Completos – ACC, como metodologia para o desenvolvimento energético, essencial para o século XXI. A metodologia tem como premissa a equiparação de importância entre as quatro grandes dimensões: (1) técnico-econômica, (2) ambiental, (3) social e (4) política, comparando-as e valorando-as através da ferramenta matemática de auxílio à tomada de decisão, o Processo de Análise Hierárquica – PAH. A escolha da referida região como Estudo de Caso ocorre por dois motivos: o primeiro, a proximidade ao maior centro de operação de cargas do país, a região Sudeste, em particular o estado de São Paulo; o segundo, as várias possibilidades de fontes energéticas agrupadas em um espaço geográfico relativamente pequeno de 2.000 km². Para a avaliação da disponibilidade energética é feita a classificação dos recursos energéticos disponíveis na região em estudo, segundo a etapa de ranqueamento final do PIR, antecedida pelas informações prévias, listagem e seleção dos recursos energéticos, escolha dos especialistas, caracterização dos recursos energéticos, e cômputo e valoração dos potenciais completos. A valoração dos atributos e subatributos no ranqueamento padrão faz uso da Avaliação Determinística dos Custos Completos (ADCC) e da Avaliação Holística dos Custos Completos (AHCC). Na primeira, o valor numérico pode ser medido ou estimado, sendo mais comum nas dimensões técnico-econômica e ambiental. Na segunda, através da escala do valor não numérico, mais comum nas dimensões social e política, chega-se a um valor numérico. Já a valoração no ranqueamento dos especialistas ocorre quando é feita a aplicação aos atributos e subatributos do ranqueamento padrão, os “pesos relativos” definidos pelos especialistas nos questionários. Dentre os resultados do Ranqueamento Final, ressaltam-se os recursos energéticos: em primeiro lugar, a Usina Hidrelétrica Reversível com a melhor avaliação de nota (0,77), seguido da Substituição de Chuveiros Elétricos por Aquecimento Solar (0,71) e do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica (0,69).
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: BACHI JUNIOR, Dante. Uso da Técnica do Planejamento Integrado de Recursos – PIR, para a Avaliação da Disponibilidade de Geração de Energia Elétrica no Litoral Norte Paulista. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/571
Data do documento: 4-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bachi_junior_2016.pdf6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.