Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/575
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização das Fragilidades do Meio Físico do Município de São Bento do Sapucaí - SP.
Autor(es): RODRIGUES, Eliana Maria
Abstract: O processo de urbanização intenso e crescente no mundo impôs profundas modificações nas características naturais do espaço geográfico, as quais geraram fortes consequências ambientais e tem causado sérios prejuízos ao meio ambiente. Essa sucessão de prejuízos foi marcada por altos índices de poluição, segregação espacial, ocupação de áreas protegidas, frágeis, desmatamentos e assoreamentos, caracterizando um estado real de degradação de todo o ecossistema. Os estudos de fragilidade ambiental permitem identificar e caracterizar os ambientes em função de seus diferentes níveis de fragilidade para assim propor ações adequadas ao uso e ocupação territorial do município. A identificação e caracterização de áreas de fragilidade ambiental no município de São Bento do Sapucaí-SP, apresentada neste trabalho, fundamenta-se na proposta metodológica de Ross (1994), nos estudos dos fundamentos teórico-conceituais e da legislação urbana e ambiental brasileira, do uso de bases cartográficas e de ferramentas de geoprocessamento. A estância climática de São Bento do Sapucaí- SP, possui cerca de 10.468 habitantes e tem, nas atividades turísticas e correlatas, seu maior potencial socioeconômico e, como outros municípios do país, também sofre diversos problemas de degradação urbana e ambiental. As análises deste trabalho foram feitas com base nas classes de fragilidade relativas às variáveis declividades, solos e uso e cobertura do solo. Após a ponderação das variáveis e o conhecimento de suas fragilidades, através do Sistema de Informações Geográficas, foi feita a soma ponderada das fragilidades ambientais, obtendo-se, assim, o mapa síntese das fragilidades dos ambientes naturais e antropizados. O Mapa Síntese da Fragilidade Ambiental resultante permitiu observar a predominância das classes de fragilidade forte (15,77%) e muito forte (35,47%), sendo este predomínio influenciado, principalmente, pela variável declividade, visto que o município se localiza em região de altas declividades. Os valores das fragilidades referentes às classes muito fraca, fraca e média correspondem a 5,39%, 18,74% e 24,63%, respectivamente. Com isso, tem-se que a caracterização das fragilidades ambientais do meio físico dos municípios é fundamental para subsidiarem planejamentos urbano-ambientais, sendo uma importante ferramenta de auxílio no ordenamento e fiscalização territorial.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: RODRIGUES, Eliana Maria. Caracterização das Fragilidades do Meio Físico do Município de São Bento do Sapucaí - SP. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/575
Data do documento: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_rodrigues1_2016.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.