Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/596
Tipo: Dissertação
Título: Análise da Eficiência por Envoltória de Dados das Unidades Transmissoras em uma Empresa do setor de Energia Elétrica.
Autor(es): DRAGO, Beatriz Johansen
Abstract: As empresas do setor elétrico brasileiro convivem com entraves regulamentais na gestão de suas receitas e despesas, o que enfatiza a necessidade em aprimorar a gestão de custos. Além disso, a análise de eficiência pela comparação entre pares é amplamente adotada no setor de energia elétrica, sendo empregada inclusive por agências reguladoras. Porém, é raro na literatura seu emprego com enfoque financeiro. Este trabalho se propõe a estudar a eficiência das unidades transmissoras de uma empresa do setor de energia elétrica com ênfase na gestão estratégica de custos, através do desenvolvimento de um modelo matemático. Para tanto, é realizada uma análise da eficiência destas divisões através da Análise por Envoltória de Dados ou Data Envelopment Analysis (DEA) e em seguida, uma comparação entre esta análise e uma análise contábil tradicional. O trabalho identifica que a análise da eficiência com o emprego da ferramenta DEA, embora produza resultados semelhantes, difere da análise contábil tradicional, tanto por se tratar de uma análise multicritérios como por apresentar metas específicas para as unidades consideradas ineficientes em relação às unidades consideradas eficientes. Este trabalho busca assim apresentar a abordagem DEA como valioso instrumento de suporte à tomada de decisão financeira.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: DRAGO, Beatriz Johansen. Análise da Eficiência por Envoltória de Dados das Unidades Transmissoras em uma Empresa do setor de Energia Elétrica. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/596
Data do documento: 22-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_drago_2016.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.