Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/599
Tipo: Dissertação
Título: Saúde e Trabalho: Estudo sobre a Prevalência de Agravos em Itajubá, MG.
Autor(es): PEREIRA, Karen Thalita
Abstract: A atividade laboral exercida pode ser um fator predisponente à ocorrência de agravos à saúde do trabalhador, configurando-se um problema de saúde pública. As doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho causam impactos tanto para os trabalhadores quanto para a sociedade e a economia do país. Partindo disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a prevalência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na cidade de Itajubá-MG, no ano de 2014 e 2015. É um estudo de desenho transversal de base populacional, com abordagem quantitativa, onde foi realizado um sorteio através da amostra aleatória simples para obtenção dos dados. Foram entrevistadas 385 residências. A prevalência de acidentes de trabalho no ano de 2014 e 2015 foi de 6,5% e de doenças ocupacionais foi de 10,4%, sendo que a ocorrência de subnotificação foi de 55,55%. O cenário mais propício para ocorrência de acidente de trabalho no período de dois anos foi exercer atividade com carteira assinada, ser do sexo masculino e ter a cor/raça branca. O cenário mais propício para o acometimento do trabalhador por uma doença relacionada ao trabalho foi trabalhar com carteira assinada, sendo que a probabilidade de ser acometido por doenças aumenta com o avançar da idade. Quanto ao ramo de ocupação os trabalhadores que mais sofreram agravos relacionados ao trabalho foram aqueles que trabalhavam em fábricas. Dentre as principais doenças laborais se destacaram as hérnias de disco e a lesão por esforço repetitivo.
Citação: PEREIRA, Karen Thalita. Saúde e Trabalho: Estudo sobre a Prevalência de Agravos em Itajubá, MG. 2016. 69 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/599
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira2_2016.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.