Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/607
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do Conhecimento em cooperação Universidade-Empresa: Um Estudo de caso dos projetos de simulação computacional desenvolvidos na Universidade Federal de Itajubá.
Autor(es): GUERATTO, Daniel Henrique
Abstract: A cooperação universidade-empresa (U-E) além de proporcionar vantagens competitivas às empresas, proporciona à universidade uma forma de cumprir sua responsabilidade socioeconômica e ainda pode vir a ser uma das possíveis soluções para obtenção de recursos financeiros em tempos de cortes orçamentários e mudanças nas políticas públicas. este intuito, foram analisados através da ótica da gestão do conhecimento as práticas desenvolvidas em três projetos de cooperação (indústria aeronáutica, indústria alimentícia e indústria de tecnologia avançada) de simulação a eventos discretos. Os processos de criação/compartilhamento de conhecimento e os tipos de profissionais necessários foram mapeados por atividades, com o objetivo de apresentar o panorama das práticas de gestão do conhecimento. Através do método adotado, estudo de casos múltiplos, foi possível observar práticas heterogêneas de GC entre os casos tanto em relação ao processo de criação/conversão de conhecimento quanto em relação ao uso de capital humano. Baseado nos frutos desta pesquisa, será possível a criação de práticas padronizadas de projeto (uma das sugestões para pesquisas futuras), aumentando assim as chances de sucesso no resultado final e consequente satisfação de ambas as partes da cooperação, a qual pode se tornar uma importante fonte de recursos à instituição e consequente redução de dependência de recursos governamentais. Além das práticas de projeto, este mapeamento poderá possibilitar uma potencialização na criação de conhecimento e uma melhor organização e preparação de escopo dos projetos, inclusive referente ao uso de capital humano. O que em projetos de cooperação U-E é ainda mais importante, uma vez que é necessário conciliar as atividades da instituição e da empresa.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: GUERATTO, Daniel Henrique. Gestão do Conhecimento em cooperação Universidade-Empresa: Um Estudo de caso dos projetos de simulação computacional desenvolvidos na Universidade Federal de Itajubá. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/607
Data do documento: 4-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_gueratto_2016.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.