Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/616
Tipo: Dissertação
Título: Análise da importância da capacitação e formação básica dos gestores na utilização de um sistema de apoio à decisão: um estudo de caso múltiplo.
Autor(es): NASCIMENTO, Carlos Alberto do
Abstract: A competitividade e a disputa para se manter presente no mercado tem obrigado as empresas a investir em tecnologias para agilizar a produção e otimizar processos. A tomada de decisão, uma das principais atividades exercidas pelos executivos torna-se cada dia mais complexa devido à grande quantidade de informações vindas das mais variadas fontes, resultado da forte informatização das empresas. Os sistemas de apoio à decisão (SAD) vieram para atuar como ferramenta de auxílio para agilizar a análise das informações. É um sistema de alto nível que requer tempo e dedicação de seus usuários. O investimento para adoção do SAD é elevado e sua subutilização pode acarretar perda de tempo e prejuízos para as organizações. Desta forma esta pesquisa objetivou analisar a importância da capacitação e formação dos gestores afim de identificar condições que favorecem a melhor utilização do SAD. A metodologia aplicada foi o estudo de caso múltiplo onde os objetos de estudo correspondem a quatro organizações de grande porte pertencentes a segmentos distintos no mercado. O método de análise de conteúdo, empregado no trabalho permitiu identificar três categorias relevantes para a pesquisa: o papel da alta direção da empresa no apoio ao uso do SAD, as integrações entre as áreas de TI e de gestão e a necessidade de formação técnica e acadêmica dos executivos para propiciar a melhoria no diálogo interdisciplinar na solução de problemas. Por fim, os resultados do estudo permitem que as empresas assim como seus executivos possam melhor observar suas condutas de gestão, políticas de investimentos e capacitações e reforçar a integração entre seus departamentos, visto que este parece ser um caminho para amenizar problemas e gerar segurança para que seus colaboradores possam explorar os recursos tecnológicos que lhes forem disponibilizados.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: NASCIMENTO, Carlos Alberto do. Análise da importância da capacitação e formação básica dos gestores na utilização de um sistema de apoio à decisão: um estudo de caso múltiplo. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/616
Data do documento: 11-Nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_nascimento1_2016.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.