Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/617
Tipo: Dissertação
Título: Economia de Energia Decorrente da Inserção da Tecnologia LED na Iluminação Residencial.
Autor(es): BOUTS, Daniel Delgado
Abstract: Nos últimos dez anos, o mercado brasileiro de iluminação vem passando por progressivas transformações em função da introdução da tecnologia dos diodos emissores de luz, ou LEDs (light emitting diodes), nos mais diversos sistemas de iluminação, suscitando a necessidade da realização de estudos para avaliar os impactos que essa tecnologia pode trazer para o país. Com esse intuito, estimou-se o potencial técnico de economia de energia com a substituição integral das lâmpadas fluorescentes (compactas e tubulares) por lâmpadas LED nas residências brasileiras. O estudo tem como premissa básica que as lâmpadas incandescentes já teriam sido integralmente substituídas por lâmpadas fluorescentes compactas em função da entrada em vigor da Portaria Interministerial N° 1.007, de 31 de dezembro de 2010. Além do potencial técnico, o estudo contempla uma avaliação econômica baseada na posse média estimada de uma residência típica brasileira proposta para este trabalho. Com base no estudo realizado concluiu-se que o potencial técnico de economia de energia com a substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, no ano de 2018, é de aproximadamente de 3,24 TWh/ano, o que equivaleria a aproximadamente 2,45% do consumo residencial em 2014, resultando em um potencial técnico de redução da emissão de 252,9MtCO₂/ano. A avaliação econômica proposta demonstrou que a partir de aproximadamente 315h anuais de operação, um sistema de iluminação com lâmpadas LED já se mostraria mais vantajoso que o de lâmpadas fluorescentes.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: BOUTS, Daniel Delgado. Economia de Energia Decorrente da Inserção da Tecnologia LED na Iluminação Residencial. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/617
Data do documento: 20-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bouts_2016.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.