Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/619
Tipo: Dissertação
Título: Implantação de Sistema de Informação para Mapeamento de Competências de Engenheiros de uma Empresa Aeronáutica.
Autor(es): MOREIRA, Danilo Santana
Abstract: Em cenários de competitividade e desafios econômicos em mercados estratégicos como o aeronáutico brasileiro, principalmente de asas rotativas, a eficiência e a eficácia das empresas derivam de sua capacidade em desenvolver competências com foco nos objetivos da organização. O gerenciamento destas competências é crítico para a obtenção de resultados satisfatórios, mas nem sempre há ferramentas para tal. Neste contexto, esta pesquisa busca a ampliação do campo de estudos referente ao suporte no gerenciamento das competências, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor aeronáutico, a Helicópteros do Brasil S.A. – Helibras. A problemática da empresa envolve a inexistência de uma ferramenta específica para o mapeamento e suporte no gerenciamento de competências. Assim, o objetivo principal é desenvolver um sistema de informação para o suporte nesta gestão. Este trabalho não pretende esgotar a pesquisa e discussão sobre o tema mapeamento de competências, e sim criar uma base de dados para consulta capaz de facilitar a sua implantação através de um modelo aplicado no setor aeronáutico. O grupo foco de estudo são os 114 empregados com formação superior em engenharia. O passo inicial desse processo consiste em identificar as competências, geralmente realizadas, primeiro, em uma pesquisa documental, que inclui a análise do conteúdo da missão, da visão de futuro, dos objetivos e de outros documentos relativos à estratégia organizacional. Nesta etapa foi utilizada a base de dados de treinamento, um documento específico chamado Authorized Scope of Design, evidências de treinamentos realizados na matriz, no programa de transmissão de conhecimento para o modelo de helicóptero EC725, entre outros. Na sequência, realiza-se a coleta de dados com o grupo foco, com um formulário enviado aos engenheiros para preenchimento. Por fim, há a tabulação, transformação de dados em informações, priorização e validações, antes da confecção do relatório final. O relatório elaborado apresenta informações de caráter específico de acordo com a necessidade apresentada pelos gestores, como a identificação de quais as lacunas de competências para a elaboração do projeto do desenho do primeiro modelo de helicóptero brasileiro. Das 528 competências técnicas existentes, 42 devem ter atenção especial, além do desenvolvimento nos idiomas foco.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: MOREIRA, Danilo Santana. Implantação de Sistema de Informação para Mapeamento de Competências de Engenheiros de uma Empresa Aeronáutica. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/619
Data do documento: 7-Nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_moreira1_2016.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.