Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/629
Tipo: Dissertação
Título: Determinação dos Parâmetros de Máquina Síncrona através do Ensaio de Curto-Circuito com uso do HPSO.
Autor(es): ARAUJO, Bruno Tonsic de
Abstract: I. M. Canay introduziu em 1969 o conceito de reatância característica das máquinas síncronas. O intuito desta reatância é adequar o modelo destas máquinas à sua teoria de que os circuitos do rotor se acoplam de forma diferente ao que determinava a literatura até então. A reatância característica surge para corrigir o comportamento da corrente do campo durante transitórios elétricos, fato que se atribuía ao efeito de correntes parasitas induzidas nas partes de ferro do rotor. Neste trabalho é apresentada uma técnica de obtenção dos parâmetros do eixo direto da máquina síncrona, além da reatância característica, através do Algoritmo HPSO. As principais entradas do algoritmo são as correntes das fases da máquina e as correntes de campo obtidas no ensaio de curto-circuito brusco com tensão reduzida. O método foi aplicado com sucesso a duas máquinas síncronas de polos salientes.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: ARAUJO, Bruno Tonsic de. Determinação dos Parâmetros de Máquina Síncrona através do Ensaio de Curto-Circuito com uso do HPSO. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/629
Data do documento: 7-Nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_araujo_2016.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.