Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/637
Tipo: Dissertação
Título: Funções desempenhadas pelos Coordenadores dos programas de Pós-Graduação e seu impacto no Conceito Capes.
Autor(es): DAMBROS, Nathália Alves Naliatti
Abstract: Traçando um paralelo entre o Programa de Pós-Graduação e uma Organização Empresarial, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação assume o papel de um Escritório de Gerenciamento de Projetos dentro do programa no qual atua. Os projetos a serem gerenciados são as dissertações e teses a serem defendidas, na qual cada uma tem seu gerente de projeto e equipe de trabalho (orientador, aluno, técnico, docente, secretaria). Nesse cenário, o coordenador necessita gerenciar, de modo geral, os múltiplos projetos que estão sendo desenvolvidos concomitantemente em seu programa para garantir o sucesso do seu curso e satisfazer as exigências de seu cliente, no caso a CAPES, que avalia os programas a partir de critérios previamente definidos. Diante desse cenário foram identificadas funções do PMO e comparadas às funções dos coordenadores dos PPGs. O objetivo desse estudo foi avaliar as funções de PMO desempenhadas pelos coordenadores dos Programas de Pós-graduação e seu impacto no conceito CAPES. Na fundamentação teórica foram identificadas 37 funções, sendo essas submetidas ao método de pesquisa survey utilizando como instrumento um questionário autoadministrado. A primeira análise quantitativa identificou que existe correlação entre algumas funções, sendo utilizado o PLS, que resultou na classificação ordenada das funções dos coordenadores, por categorias de maior importância, neutra e menor importância, em relação ao conceito CAPES. Posteriormente, os resultados estatísticos foram analisados por especialistas culminando em 39 funções ordenas e classificadas, sendo algumas reescritas. Dependendo da estrutura organizacional algumas destas funções podem ser delegadas a secretaria exclusiva do programa de pós-graduação. Os resultados orientam uma autoanalise dos coordenadores, além de permitir que os regulamentos que definem as funções dos coordenadores sejam revistos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: DAMBROS, Nathália Alves Naliatti. Funções desempenhadas pelos Coordenadores dos programas de Pós-Graduação e seu impacto no Conceito Capes. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/637
Data do documento: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_dambros_2016.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.