Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/649
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do desempenho de Pequenas Organizações de Saúde sem fins lucrativos através da aplicação do Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão.
Autor(es): FERNANDES, João Batista
Abstract: Os problemas de gestão e financeiros têm sido temas prioritários das pequenas organizações, principalmente aquelas do terceiro setor. Nessas instituições, as questões decisórias, quase sempre empíricas e pontuais, constituem-se em fatores críticos diários e constantes para a sua administração. Por não contarem com ferramentas de visão estratégica, capazes de fornecer subsídios adequados para auxiliar o processo de tomada de decisão, e por não possuírem pessoal suficiente e especializado para desenvolver essas ferramentas, a gestão dos seus processos-chave e a manutenção da saúde financeira ficam comprometidas e passam a ser os seus maiores problemas de governança. Contratar um ou mais profissionais externos para executar essas tarefas pode ser a solução, porém ela é extremamente onerosa para o porte desse tipo de organização. Diante desses fatos, o objetivo deste trabalho foi, em conjunto com uma pequena instituição de saúde filantrópica, privada e sem fins lucrativos, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Bezerra de Menezes, localizada na cidade de Itajubá (MG), construir ações que auxiliassem a medir o seu desempenho para viabilizar a melhoria da gestão de seus processos-chave e, consequentemente, das suas decisões. Por meio da pesquisa-ação como procedimento técnico deste trabalho foi construído, a partir do Balanced Scorecard, um conjunto de indicadores e ações que resultaram no sistema de avaliação de desempenho da instituição. Como consequência, o trabalho gerou informações que contribuíram positivamente para a gestão e para a melhoria da qualidade das decisões da organização. Espera-se que esse sistema, além de auxiliar os gestores na tomada de decisões e contribuir para uma gestão profissional dos principais processos da instituição, possa ser aplicado em outros CAPS que vivem situações semelhantes.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: FERNANDES, João Batista. Avaliação do desempenho de Pequenas Organizações de Saúde sem fins lucrativos através da aplicação do Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/649
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_fernandes_2016.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.