Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/676
Tipo: Dissertação
Título: Ferramenta para Análises Estáticas, Planejamento e Operação de Micro Redes em diversos modos operacionais.
Autor(es): RODRIGUES, Yuri Reis
Abstract: O desenvolvimento e crescente inserção de geração distribuída despachável e fontes renováveis estão transformando o conceito de áreas operacionais autossustentáveis em uma realidade. Estas regiões comumente definidas como micro redes são capazes de operar conectadas e ilhadas à rede principal. A presença de micro redes em um sistema de potência aumenta as complexidades de sua operação, sendo necessárias ferramentas e análises para garantia de condições operativas desejáveis. Deste modo, este trabalho aborda aspectos operacionais de micro redes sob a perspective estática, desenvolvendo e propondo diversas metodologias para a operação, análise e planejamento de micro redes. Tais como, ferramenta para execução de fluxos de potência para micro redes considerando o método de controle droop, participação de geração local despachável, não despachável e inserção de veículos elétricos e híbridos (VEH); Metodologia de controle secundário baseada em droop aplicada a micro redes; Processo de carregamento controlado de unidades VEHs; Metodologia para operação de VEHs como unidades armazenadoras de energia despacháveis; Dispositivo inteligente para controle, medição, processamento, atuação e comunicação do conjunto VEH-Carregador com o agente operador do sistema; Política de gerenciamento de demanda para micro redes em situação de ilhamento baseada em grupos de prioridade e período funcional de operação; Interface gráfica para análises em tempo real. A grande contribuição deste trabalho reside na união das metodologias propostas para criação de uma ferramenta capaz de executar análises estáticas, de planejamento e operação para micro redes conectadas à rede prinpal e/ou operando em modo ilhado. Para validação e demonstração do potêncial da ferramenta desenvolvida diversas configurações de micro redes submetidas aos mais adversos cenários foram executadas. Os resultados apresentam uma ferramenta robusta capaz de operar micro redes com as mais diversas configurações dentro dos limites estabelecidos por norma ou pré-definidos pelo agente operador, por meio de uma variada gama de metodologias de controle e ferramentas para gerenciamento de demanda e despacho de unidades geradoras.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: RODRIGUES, Yuri Reis. Ferramenta para Análises Estáticas, Planejamento e Operação de Micro Redes em diversos modos operacionais. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/676
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_rodrigues_2017.pdf7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.