Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/689
Tipo: Dissertação
Título: Institutos Federais e Desenvolvimento Local: O IFSULDEMINAS - Campus Machado - como expressão dos limites e possibilidades da Educação Profissional e Tecnológica na sociedade brasileira contemporânea.
Autor(es): CERQUEIRA, Yara Dias Fernandes
Abstract: A proposta deste trabalho insere - se na discussão temática do desenvolvimento, direcionada ao debate sobre poder local. Trata - se de um estudo sobre a Educação Profissional e Tecnológica na sociedade brasileira contemporânea, cujo recorte opera-se nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Machado, que se manifesta como expressão da realidade atual dos Institutos Federais. Objetiva - se compreender as possibilidades de a instituição consolidar - se como possível agente de transformações sociais, locais e regionais, considerando os antagonismos inerentes ao processo de formação no atual contexto da Educação Profissional para, posteriormente, identificar as mudanças ocorridas na vida do grupo de profissionais participantes desta pesquisa, a partir de sua inserção no IFSULDEMINAS - campus Machado. O percurso metodológico consiste em uma pesquisa documental, com uso de fotografia para a compreensão e o resgate histórico do IFSULDEMINAS - Campus Machado, e em uma entrevista dialogal com egressos formados do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Campus Machado, dos anos 2013 e 2014, cuja escolha deu-se pelo critério de acessibilidade e esgotamento. Conclui-se que, ainda que limitadamente, há caminhos e ações que podem favorecer significativas mudanças locais e regionais. Porém, enquanto a sociedade for regulada pelo sistema capitalista, a função de agente de transformações sociais é inconsistente e contraditória pois, ao mesmo tempo que transforma, de algum modo, uma realidade, há o processo de formação técnica que direciona e molda profissionais acríticos, para o atendimento irrestrito e alienado ao mercado de trabalho.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: CERQUEIRA, Yara Dias Fernandes. Institutos Federais e Desenvolvimento Local: O IFSULDEMINAS - Campus Machado - como expressão dos limites e possibilidades da Educação Profissional e Tecnológica na sociedade brasileira contemporânea. 2017. 252 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/689
Data do documento: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cerqueira_2017.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.