Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DIAS, Marcos Vinícius Xavier | - |
dc.date.issued | 2013-11-27 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Marcos Vinícius Xavier. Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. 2013. 136 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/728 | - |
dc.description.abstract | Após um início promissor, os carros elétricos foram superados pelos carros com motor de combustão interna. Hoje, quase um século depois, eles voltam a ter espaço no cenário mundial. Primeiramente, este trabalho revê objetivamente a história dos carros elétricos e das tecnologias de geração de energia fotovoltaica e faz uma revisão bibliográfica dos trabalhos correlatos. Apresenta o setor de transportes no Brasil seguido pelos principais conceitos de matriz de emissões. Adota o estado de São Paulo como estudo de caso. Descreve a metodologia proposta para a projeção dos indicadores frota, desempenho energético, quilometragem média percorrida e nível de ocupação, para a projeção das emissões associadas bem como as premissas. Apresenta a metodologia de cálculo para o consumo de energia e as emissões. Define os cenários, no caso, com penetração de 10%, 30% e 60%, além do cenário base sem carros elétricos e o cenário compulsório com 100% de carros elétricos em 2035. Apresenta-se os resultados em termos de consumo e emissões para cada cenário e analisa-se comparativamente o modal rodoviário e os automóveis. Em face dos resultados obtidos, primeiramente analisa o suprimento do adicional de energia utilizando-se energia solar fotovoltaica. Em seguida é feita uma análise do impacto da eficiência dos carros elétricos no consumo de energia elétrica e, para finalizar, analisa o impacto do nível de ocupação da frota no consumo de energia e emissões do estado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 136 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Carros elétricos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Automóveis | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Energia elétrica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Consumo | pt_BR |
dc.orientador.principal | HADDAD, Jamil | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.pg.area | Sistemas elétricos de potência | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-17T17:27:10Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T17:27:10Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_dias_2013.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.