Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Marcos Vinícius Xavier-
dc.date.issued2013-11-27-
dc.identifier.citationDIAS, Marcos Vinícius Xavier. Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. 2013. 136 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/728-
dc.description.abstractApós um início promissor, os carros elétricos foram superados pelos carros com motor de combustão interna. Hoje, quase um século depois, eles voltam a ter espaço no cenário mundial. Primeiramente, este trabalho revê objetivamente a história dos carros elétricos e das tecnologias de geração de energia fotovoltaica e faz uma revisão bibliográfica dos trabalhos correlatos. Apresenta o setor de transportes no Brasil seguido pelos principais conceitos de matriz de emissões. Adota o estado de São Paulo como estudo de caso. Descreve a metodologia proposta para a projeção dos indicadores frota, desempenho energético, quilometragem média percorrida e nível de ocupação, para a projeção das emissões associadas bem como as premissas. Apresenta a metodologia de cálculo para o consumo de energia e as emissões. Define os cenários, no caso, com penetração de 10%, 30% e 60%, além do cenário base sem carros elétricos e o cenário compulsório com 100% de carros elétricos em 2035. Apresenta-se os resultados em termos de consumo e emissões para cada cenário e analisa-se comparativamente o modal rodoviário e os automóveis. Em face dos resultados obtidos, primeiramente analisa o suprimento do adicional de energia utilizando-se energia solar fotovoltaica. Em seguida é feita uma análise do impacto da eficiência dos carros elétricos no consumo de energia elétrica e, para finalizar, analisa o impacto do nível de ocupação da frota no consumo de energia e emissões do estado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleImpacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages136 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseCarros elétricospt_BR
dc.keywords.portugueseAutomóveispt_BR
dc.keywords.portugueseEnergia elétricapt_BR
dc.keywords.portugueseConsumopt_BR
dc.orientador.principalHADDAD, Jamil-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Elétricapt_BR
dc.pg.areaSistemas elétricos de potênciapt_BR
dc.date.available2017-04-17T17:27:10Z-
dc.date.accessioned2017-04-17T17:27:10Z-
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica-
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_dias_2013.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.