Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/729
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade e Integração Curricular por meio da Pedagogia dos Projetos - Um desafio para os docentes.
Autor(es): SILVA, Ana Maria de Paiva Alves e
Abstract: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar o processo do redesenho curricular em uma escola pública mineira, identificando e analisando os desafios para sete professores, frente à elaboração e aplicação de dois projetos interdisciplinares dentro do Projeto Escola Estrada Afora, desenvolvidos no Ensino Médio. Para tanto, esse estudo pautou-se em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos acerca da Interdisciplinaridade, da Integração Curricular e da Pedagogia dos Projetos. Como metodologia, elegeu-se a entrevista que é apropriada para conhecer os professores-sujeito; a ficha de acompanhamento para recolher informações relevantes, durante o desenvolvimento das ações interdisciplinares, e o grupo focal para avaliação do percurso. Ao final do processo de análise, constatou-se que o desafio docente configura-se em problemas de ordem conceitual, operacional e de recursos humanos que se estabelecem como eixos motivadores para o ininterrupto processo de ação-reflexão-ação.
Citação: SILVA, Ana Maria de Paiva Alves e. Interdisciplinaridade e Integração Curricular por meio da Pedagogia dos Projetos - Um desafio para os docentes. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/729
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_alves_e_silva_2017.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.