Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Tipo: Dissertação
Título: Influência da Deformação Plástica e da Solubilização na Microestrutura e nas Propriedades Magnéticas de um Aço Duplex UNS S31803.
Autor(es): MENDONÇA, Claudiney de Sales Pereira
Abstract: Os aços inoxidáveis duplex são muito utilizados no setor industrial e científico, pois conciliam as boas propriedades mecânicas e magnéticas de suas fases constituintes, a fase ferrítica e a fase austenítica. Estes aços, quando solicitados em altas temperaturas e/ou deformados plasticamente, podem acarretar na formação de novas fases, gerando modificações nas suas propriedades mecânicas e magnéticas. Avaliaram-se as mudanças da microestrutura e das propriedades magnéticas de aço duplex UNS S31803 quando submetido aos tratamentos térmicos de solubilização e envelhecimento isotérmico e, também, os efeitos provocados por deformação plástica. As amostras foram deformadas plasticamente por laminação a frio. Por métodos comparativos, de análises quantitativas e qualitativas, verificaram-se as fases constituintes desta liga. Em decorrência dos tratamentos aplicados, surgiu uma nova fase deletéria neste aço, a fase σ, que alterou principalmente sua magnetização de saturação e, também, promoveu um aumento da dureza. Quando laminado a frio, este aço apresentou também aumento da dureza e na magnetização de saturação. Por métodos qualitativos, verificou-se que o processo de laminação gerou um refinamento na microestrutura, e por métodos analíticos, verificou-se o surgimento da fase martensítica para valores acima de 40% de deformação.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: MENDONÇA, Claudiney de Sales Pereira. Influência da Deformação Plástica e da Solubilização na Microestrutura e nas Propriedades Magnéticas de um Aço Duplex UNS S31803. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Data do documento: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mendonca_2014.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.