Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Tipo: Dissertação
Título: Fungos micorrízicos arbusculares na produção de mudas de oliveira (Olea europaea L.) cultivadas no sul de Minas Gerais.
Autor(es): FERREIRA, Gustavo Magno dos Reis
Abstract: A oliveira (Olea europaea L.) é uma planta de clima temperado, necessitando de baixas temperaturas no período que antecede a floração para ocorrência de produções satisfatórias. Embora as condições de temperatura e de incidência de chuvas observadas em microrregiões de Minas Gerais não apresentem as características do clima mediterrâneo, a região sul do estado de Minas Gerais é considerada apropriada ao cultivo desta planta. A produção de mudas de boa qualidade é fundamental na implantação do pomar e a associação com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) pode ser de fundamental importância nesse sentido. No Brasil, não há estudos relacionados à utilização de FMAs no enraizamento de estacas e produção de mudas de oliveira. Atualmente, tal processo é feito utilizando ácido indolbutírico comercial. O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da utilização de diferentes espécies de FMAs (Scutellospora heterogama, Glomus clarum, Gigaspora rosea, Acaulospora scrobiculata e Glomus etunicatum), combinadas, ou não, com AIB, no enraizamento de estacas e produção de mudas de cultivares de oliveira com potencial de cultivo na região (Arbequina, Grappolo (MGS GRAP 541) e Maria da Fé (MGS MARIENSE)). Para isso, foram conduzidos quatro experimentos na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé: avaliação do potencial de enraizamento de estacas inoculadas com FMAs, em duas épocas (julho e maio); avaliação do potencial de enraizamento de estacas de cultivares inoculadas com FMAs e com doses crescentes de AIB; e desenvolvimento de mudas já enraizadas de oliveiras inoculadas com FMAs. O enraizamento das estacas de oliveira das cultivares não respondeu à inoculação dos FMAs e nem ao tratamento hormonal AIB, nas duas épocas estudadas. Apesar do baixo enraizamento, na cultivar Arbequina pode-se observar efeito positivo do fungo G. rosea na dose 1 g L-¹ de AIB, cujas estacas inoculadas proporcionaram maior formação de calos. Os FMAs estudados apresentaram maior incremento na massa seca da parte aérea e na massa seca da raiz, quando comparado ao tratamento sem fungo, principalmente de mudas das cultivares Arbequina e Grappolo (MGS GRAP 541). A cultivar Maria da Fé (MGS MARIENSE) apresentou baixa dependência micorrízica e menor produção de massa seca da parte aérea, comparada às outras cultivares.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: FERREIRA, Gustavo Magno dos Reis. Fungos micorrízicos arbusculares na produção de mudas de oliveira (Olea europaea L.) cultivadas no sul de Minas Gerais. 2014. 59 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Data do documento: 13-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ferreira2_2014.pdf853,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.