Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/748
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de impactos de mudanças no uso e manejo do solo sobre as vazões da Bacia do Ribeirão José Pereira, utilizando o Modelo SWAT.
Autor(es): PASSOS, Filipe Otávio
Abstract: Em bacias hidrográficas existem diversos processos naturais que ocorrem, podendo causar mudanças nos fluxos hidrológicos e por consequência nos fluxos de sedimentos. Nesse sentido, a perda de solo pode ser potencializada por ações antrópicas que mudem as características físicas da bacia, principalmente, aquelas relacionadas ao tipo de solo e ao uso do solo. Neste trabalho foi feita uma calibração de um modelo de transformação chuva x vazão e posterior simulação hidrossedimentológica, para a estimativa das vazões e dos valores de perda de solo por erosão hídrica, para a bacia hidrográfica do Ribeirão José Pereira, em Itajubá, sul de Minas Gerais, utilizando o modelo distribuído Soil and Water Assessment Tool (SWAT). Foram gerados cinco cenários de uso e ocupação do solo, que foram idealizados a partir de características observadas na bacia. Cenário atual, onde a pastagem se encontra degradada, cenário de manejo agrícola, cenário de reflorestamento, cenário das áreas de preservação permanente (APPs) de margens de rios e finalmente cenários do crescimento da urbanização. Os resultados indicam que o manejo agrícola e o reflorestamento da bacia são mais eficientes na diminuição do escoamento superficial que o cenário das APPs, chegando a uma diminuição de aproximadamente 40% nas vazões máximas simuladas. O cenário de urbanização se mostrou com maiores vazões máximas e consequentemente maiores parcelas de escoamento superficial, como era esperado, efeito associado ao aumento da impermeabilização do solo. O transporte de sedimentos parece acompanhar os efeitos ocorridos nas vazões, ou seja, nas áreas onde ocorrem o manejo agrícola ou o aumento da área vegetada e consequente diminuição do escoamento superficial, o valor médio de sedimento simulado diminui, ocorrendo o contrário para os cenários das APPs e de crescimento urbano. Com o aumento do escoamento superficial, há um aumento na média anual de sedimento transportado ao longo da bacia. Os valores máximos de sedimentos simulados nos cenários 4 e 5 aumentam significativamente, ou seja, vão de 59,47 Mg/ha no cenário 1, para 150,71 Mg/ha e 150,07 Mg/ha respectivamente, onde se verifica novamente a influência do escoamento superficial nos resultados de sedimentos transportados dentro da bacia.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: PASSOS, Filipe Otávio. Avaliação de impactos de mudanças no uso e manejo do solo sobre as vazões da Bacia do Ribeirão José Pereira, utilizando o Modelo SWAT. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/748
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_passos_2017.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.