Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/774
Tipo: Dissertação
Título: Modelos de Reguladores: Sua aplicação no Sistema Elétrico do Norte de Angola, na ótica do produtor independente.
Autor(es): LIMA, Joaquim Moreira
Abstract: O objectivo desta dissertação é realizar uma introdução aos estudos e às aplicações dos Reguladores usados em Angola em centrais térmicas e fazer uma aproximação a critérios comparativos que possibilitem criar procedimentos na seleção e escolha dos mesmos para o Sistema Elétrico Angolano. Uma vez que o País ,acabou de sair da guerra , e como resultado surge um desenvolvimento desenfreado e diversificado e sobretudo na área da Electricidade, por sinal a mais atingida, e com a aquisição de Centrais Térmicas e Hídricas. Como tais investimentos são avultados obrigou a que o Estado olhasse para as parcerias público-privadas surgindo daí uma alteração a Lei geral de Electricidade e surgindo uma figura nova no contexto do País que é a do Produtor Independente , tanto que em data muito recente começaram a operar na cidade de Luanda três centrais elétricas com turbinas modelo dual á gás e combustível líquido , operando isoladas da rede Norte de Angola, ou seja, funcionando em ilha. Num futuro próximo verifica-se a tendência destas centrais formarem um sistema isolado entre elas , como também poderão estar ligadas à rede. Há ainda a perspectiva de durante o ano de 2012/13 se instalarem mais 5 centrais térmicas grupos turbina gerador á gas modelo TM 2500 do fabricante GE de 25 [MW] ISO cada uma , e que funcionarão a combustível liquido.Daí que começa-se por se fazer uma pequena resenha do sistema eléctrico e o impacto da não existência de regras específicas de planejamento, critérios de contingência associados a despachos centralizados, conjugado com a disseminação de variados modelos de máquinas com os seus sistemas de contróis associados, daí que tambem se faz uma avaliação e descrição dos diferentes modelos de reguladores das turbinas a gàs e de vapor instaladas em Angola . Faz-se uma descrição comparativa dos diferentes reguladores de tensão e velocidade , esta descrição comparativa é feita analisando as centrais no conjunto pela aplicação da ferramenta Matlab e na variante SimPowerSystems.Depois de analisadas os diversos desempenhos e comportamentos transitórios das centrais no seu conjunto em diferentes situações e perturbações , recomenda-se as melhores ligações e condições de operação com base na experiência vivida e nos estudos então desenvolvidos, resultando em recomendação para a introdução oficiosa de esquemas de procedimentos de rede que se poderia propor adoptar-se em todo o País.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: LIMA, Joaquim Moreira. Modelos de Reguladores: Sua aplicação no Sistema Elétrico do Norte de Angola, na ótica do produtor independente. 2013. 225 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/774
Data do documento: 9-Out-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lima_2013.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.