Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/775
Tipo: Dissertação
Título: Recomposição de Sistemas Elétricos de Potência com Auxílio de Função Energia.
Autor(es): PESOTI, Paulo Murinelli
Abstract: Após um blecaute, o processo de recomposição de sistemas elétricos entra em ação. É um processo extremamente complexo, podendo levar várias horas. Geralmente, o processo de recomposição segue alguns passos predefinidos. No caso do sistema brasileiro, algumas unidades geradores com capacidade de "black-star" iniciam o processo energizando pequenas ilhas geolétricas e reconectando algumas cargas prioritárias, Logo após, as ilhas são interconcetadas. Ocorrências têm mostrado dificuldades do Operador Nacional do Sistema (ONS) durante a coordenação e execução do processo. Uma abordagem baseada em função energia é apresentada como uma ferramenta que pode ajudar a tomada de decisão durante este processo. Inicialmente, a ferramenta é apresentada e aplicada em um sistema teste do IEEE. Em seguida, a ferramenta é aplicada em um caso real do sistema brasileiro. Simulações estáticas e dinâmicas são executadas para mostrar sua eficiência e robustez.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: PESOTI, Paulo Murinelli. Recomposição de Sistemas Elétricos de Potência com Auxílio de Função Energia. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/775
Data do documento: 2-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pesoti_2013.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.