Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/777
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento em projetos de simulação a eventos discretos.
Autor(es): PEREIRA, Tábata Fernandes
Abstract: A simulação a eventos discretos é considerada uma técnica utilizada para estudar e analisar sistemas complexos. A maioria dos métodos de pesquisa em simulação, a dividem em três fases: a concepção, implementação e análise. Ao longo do desenvolvimento das etapas do projeto de simulação, os analistas ganham um maior entendimento do sistema que está sendo estudado, porém esse conhecimento é perdido ou esquecido ao final dos projetos. Alguns autores propõem que sejam desenvolvidas maneiras para reter este conhecimento, a fim de auxiliar os analistas na condução dos projetos. Nesse sentido, a gestão do conhecimento pode ser considerada uma ferramenta útil para auxiliar na retenção destas informações, já que esta visa à coleta, o armazenamento, a manutenção, a entrega e a criação do conhecimento, para sua utilização dentro das organizações. A gestão do conhecimento está aliada a tecnologia da informação e, por sua vez, o gerenciamento de todo o conhecimento é realizado por meio de ferramentas computacionais, nas quais auxiliam à tomada de decisão. Dentro deste contexto, esta dissertação vem apresentar, por meio do uso da tecnologia da informação, uma maneira de reter, adquirir e gerenciar todo o conhecimento gerado pela equipe do projeto, durante as fases da simulação. Para isto, foi utilizado o método de pesquisa-ação e os objetos de estudo foram as disciplinas de simulação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Itajubá. As disciplinas foram acompanhadas, obtendo-se os dados necessários, em seguida foram planejadas e implementadas as ações. Neste caso, foi implementada a ferramenta computacional aqui proposta, nomeada GC_Simula, nas mesmas disciplinas. Com isto, foi possível analisar os resultados obtidos por meio das ações, avaliando o sistema e sua aplicabilidade. Ao final deste trabalho, concluiu-se que o sistema computacional proposto pode ser considerado uma ferramenta de auxílio, para o armazenamento e gerenciamento do conhecimento, oriundo de projetos de simulação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: PEREIRA, Tábata Fernandes. Gestão do conhecimento em projetos de simulação a eventos discretos. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/777
Data do documento: 10-Mar-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira1_2014.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.